HIPERPLASIA SEBÁCEA

 

A hiperplasia sebácea pode ser considerada uma proliferação benigna das glândulas sebáceas. Pesquisas realizadas em modelos animais ou in vitro evidenciam a ação de hormônios androgênicos na sua indução.

Não se encontraram estudos in vivo que correlacionassem o aparecimento de lesões de hiperplasia sebácea na pele de pacientes sem outras comorbidades com taxas hormonais androgênicas dosadas sericamente.

São descritos como cofatores, na indução da hiperplasia sebácea, a radiação ultravioleta e o uso de ciclosporina. Estudos de casos familiares indicam herança autossômica dominante com penetrância incompleta.

Clinicamente, as lesões de hiperplasia sebácea acometem a face de pessoas idosas, brancas, com elevações tumorais medindo de 2-5mm de diâmetro, arredondadas, salientes, porém superficiais, em número variável, levemente amareladas ou da mesma cor da pele. Localizam-se, sobretudo, nas áreas sebáceas (região frontal) e, com menor frequência, nas regiões malar, nasal e temporal, como também no pescoço e no tórax. Apesar da denominação "hiperplasia sebácea senil", pode ocorrer em jovens.

O diagnóstico, em geral, é clínico e pode ser confirmado pela histopatologia. A dermatoscopia e a microscopia confocal podem ser úteis na avaliação clínica, principalmente, na diferenciação in vivo de hiperplasia sebácea e carcinoma basocelular, seu principal diagnóstico diferencial.

No estudo do tecido da hiperplasia da glândula sebácea, comparando-se o tamanho de diferentes segmentos da unidade pilossebácea com a hiperplasia de glândula sebácea, observa-se alargamento dos ácinos sebáceos, aumento do número de sebócitos imaturos e dilatação do infundíbulo folicular.

Na investigação imunoistoquímica, nota-se a expressão da citoqueratina CK-14 nos queratinócitos do infundíbulo, do istmo e do ducto sebáceo, nos sebócitos maturos e imaturos; da CK-1 nos queratinócitos do infundíbulo, expressão do CK-17 nos queratinócitos do ducto sebáceo; aumento da expressão do antígeno de proliferação celular Ki-67 (MIB-1) nos sebócitos imaturos. As citoqueratinas CK-18 e CK-19 não foram observadas.

 

TRATAMENTO HIPERPLASIA SEBACEA:

Inúmeros tratamentos são descritos para a hiperplasia de glândulas sebáceas, entre eles: a isotretinoína sistêmica,a terapia fotodinâmica,com etilaminolevulinato ou ácido aminolevulínico, a administração oral do inibidor 5-lipoxygenase (Zileuton®), que age na redução direta da produção sebácea, o uso de lasers, como o de diodo, o PDL (pulsed dye laser) e o erbium, e procedimentos como excisão, eletrocauterização, crioterapia, shaving, curetagem e cauterização com agentes químicos tópicos, embora estes últimos apresentem risco de despigmentações ou cicatrizes.

 

BIBLIOGRAFIA: TAGLIOLATTO, Sandra; ALCHORNE, Mauricio M. A and ENOKIHARA, Mauro. Hiperplasia sebácea cutânea: estudo piloto para a correlação da doença com hormônios androgênios. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 917-923.

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

FOTOS/IMAGENS HIPERPLASIA SEBÁCEA:

 

 

 

ANATOMOPATOLÓGICO HIPERPLASIA SEBÁSEA:

 

Tópico: HIPERPLASIA SEBÁCEA

GLANDULAS SEBASEAS

Data: 08/02/2013 | De: FERNANDA RODRIGUES DA SILVA

EU TENHO E MEU FILHO TANBEM GOSTARIA DE UM TRATAMENTO EFICAS E BARATO ATUALMENTE ESTOU USANDO ACIDO GLICOLICO MAS NÃO VI DIFERENÇA

milhares de bolinhas no rosto

Data: 01/01/2013 | De: nadja

Gostaria muito de um tratamento topico eficiente e que nao me custasse tanto como o lasr,que por sinal fiz,diminuiu mt pouco minhas lesoes ,q sao minlhares e continuam aparecendo qse todo dia.Estou desesperada e nao sei mais o que fazer.As vezes recorro ao anticoncepcional yas,mas nao posso devido a idade e historico familiar de avc e enxaquecas q sinto mto.Preciso de ajuda,ja recorri a muitos dermatos!

coste tratamiento por laser

Data: 25/10/2012 | De: rosa sanchez

hola mi nombre es Rosa tengo 41 años y sufro de hiperplasia en gran parte de mi cara, tendré unos 20 entre frente y contornos de la cara, quisiera saber el coste total al realizar unas 4 sesiones de laser, que es lo que me han dicho que necesitaria.

Un saludo

Novo comentário