MELANONIQUIA

 

Melanoniquia

 

Melanoniquia,melanoniquia estriada,tratamento melanoniquia,tratamento da melanoniquia,fotos melanoniquia, melanoníquia estriada,sinal de Hutchinson

 

 

DOENÇA

De acordo com Hirata et al. (2001), melanoníquia estriada é o termo utilizado para designar qualquer hipercromia linear marrom ou enegrecida do leito ungueal. É causada por depósito de melanina na lâmina ungueal, sendo mimetizada pela presença de sangue ou cromógenos. Pode ser de origem neoplásica (nevos melanocíticos e melanoma) ou não-neoplásica.

A importância da melanoniquia reveste-se no fato do seu diagnóstico diferencial passar pelo melanoma subungueal, e também pelo fato da abordagem diagnóstica frequentemente terminar em uma biópsia.

As causas de melanoniquia são muitas, desde infecção fúngica, hematomas e até mesmo melanoma.

 

Causas mais frequentes de melanoníquia.

 

Pigmentação exógena

Traumática

Onicomicose

Drogas e radiação ionizante

Endocrinopatias

Infecção por HIV

Associada a doenças inflamatórias das unhas

Tumores não melanocíticos

Causas nutricionais

Racial

Lúpus eritematoso sistêmico

Lentigo e nevos melanocíticos

Melanomas

 

Saida e Oshima (1989) propõem os seguintes sinais como sugestivos do diagnóstico de melanoma no caso de melanoníquia estriada:
1. A melanoníquia estriada do melanoma aparece durante a meia idade;
2. Faixa de pigmentação em geral maior que 6 mm de largura;
3. Pigmentação em diversos tons de marrom e negro;
4. Pigmentação da dobra ungueal é frequentemente observada (sinal de Hutchinson);
5. Pode haver pequeno grau de deformidade ungueal.

O melanoma do aparelho ungueal é apresentação rara dessa neoplasia (0,7% a 3,5% de todos os casos de melanoma). A apresentação clínica mais comum é uma mancha marrom ou negra com pouco tempo de evolução. Portanto, onicomicose, hematoma subungueal, melanoníquia estriada e nevo juncional podem simular este tipo de neoplasia e devem entrar no diagnóstico diferencial. Segundo Mendonça et al. (2004), o derrame de pigmentar melânico nas bordas proximal e lateral da lâmina (referido acima como sinal de Hutchinson) é indicativo de doença avançada.

TRATAMENTO MELANONIQUIA

O tratamento da melanoniquia varia conforme o diagnóstico final indo desde o tratamento conservador com a observação ao longo do tempo até casos de amputação, por isso procure o seu dermatologista para melhores esclarecimentos sobre melanoniquia estriada.

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

fotos melanoniquia:

Tópico: MELANONIQUIA

manchas na unha

Data: 01/09/2014 | De: ayara

tenho manchas morron semelhante a penultima. o que poderia ser?

manchas marrom nas maos

Data: 01/09/2014 | De: Marcia villanova

minha filha de 28 anos e meu filho se 24 sempre reclama sobre isso acordam com manchas marrom nas maos e no final do dia desaparecem
ocorre que agora esta acontecendo nas minhas mao tbm minha filha fez varios exames de sangue mas nao deram nada o que pode ser?

Minha unha

Data: 27/08/2014 | De: Mariana

Oooi minha unha esta com micose depois que caiu a gaveta no meu pe ela fico roxa começo fica amarela e agora a unha esta tipo caindo e deu abro ela tiro empurro pra cima la debaixo da unha tem alguma coisa e ten fio como se fosse um fio de cabelo preto VC poderia me disse oque é isso ?

Mancha no escura nas unha da mão e dedão do pé

Data: 24/08/2014 | De: Melicia Ramos

Boa tarde!
Tenho manchas parecida com a antepenúltima nos dedos da mao e no dedão do pé,só que as minhas são mai finas e mais clara. Fiquei preocupada!
O que pode ser ?

mancha preta no dedao

Data: 06/08/2014 | De: fatima

tenho tbm uma mancha preta parecida com a penúltima

Re:mancha preta no dedao

Data: 14/08/2014 | De: tete

também eu e estou muito preocupada que possa ser cancro

mancha na unha

Data: 20/07/2014 | De: Carla Silva

Seria possível dar.me mais informações sobre está situação com urgência? Tenho 1 filha com uma mancha semelhante à penúltima e antepenultima no polegar, bem no meio. Fiquei em choque c as possibilidades, Pff oriente.me, tem 7 anos.
carla.vanessavalerio.silva@gmail.com

unha

Data: 13/07/2014 | De: elizabete

tenho uma listra marrom na unha do pé e na unha da mão. o dermatologista só quer ficar observando. oque eu faço para convencê-lo a fazer uma biópsia? já faz uns dois anos que eu espero.

lista escura na unha do dedão, (pé direito)

Data: 15/05/2014 | De: Rodrigo de sousa

alguns dias notei uma mancha escura na unha do mw dedao do pé direito, quero saber se pode ser apenas um fungo ou se pode ser algum tipo de doença, a lista que apareceu é fininha, bem no meio da unha, vem de uma ponta a outra. no aquardo. Rodrigo. (e-mail: Rodrix_sp@hotmail.com)

Manchas marrons entre os dedos da mão direita

Data: 16/04/2014 | De: Monique Azevedo

Olá, sou Monique Azevedo, tenho tido manchas marrons entre os dedos e na mão esquerda, o que pode ser isso? Qual o tratamento indicado?
Obrigado!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário