TUMOR GLÔMICO

 

 

O tumor glômico é uma neoplasia benigna de células glômicas pouco comum. As células glômicas são células de músculo liso modificadas, encontradas principalmente em anastomoses arteriovenosas das extremidades. Elas representam entre 1 - 5% de todos os tumores de tecidos moles das mãos, são mais prevalentes em mulheres adultas, por volta da terceira ou quinta década de vida e são considerados uma entidade rara na infância. Do ponto de vista clínico, surge como um pequeno nódulo solitário nas mãos, em até 75% dos pacientes, a maioria das vezes nos dedos. Os tumores glômicos múltiplos estão presentes em aproximadamente 10% dos casos, com 90% ocorrendo nas extremidades antes dos 20 anos de idade. A clássica tríade de sintomas, dor paroxística (80%), hiperalgia localizada (100%) e sensibilidade à temperatura fria (63%) é uma importante característica diagnóstica em mais de 90% dos pacientes. O diagnóstico diferencial considera lesões doloridas ou azuladas/avermelhadas: cistos de implantação, neuromas, cornos subungueais, corpos estranhos, leiomioma, síndrome do nevo em bolha de borracha azul, nevos azuis e hematomas.

 

TRATAMENTO TUMOR GLÔMICO:

O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica, encontrando-se abordagens clássicas e inovadoras na literatura. A recidiva não é incomum, sendo mais frequente em lesões cor de pele na região da matriz da unha.

Os índices de recorrência com tratamento cirúrgico convencional são considerados altos e podem variar de 5 a 35%.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs (CMM) é uma técnica de retirada de tumores cutâneos que, por meio de um mapeamento das margens cirúrgicas, propicia uma avaliação histológica mais completa. Obtém-se então uma ressecção total do tumor, com melhores índices de cura, permitindo, ao mesmo tempo, maior preservação de tecido normal.Essa técnica tem sido utilizada com resultados animadores para a exérese de neoplasias ungueais como os carcinomas espinocelulares, com níveis de cura de cerca de 96%. A grande vantagem é a segurança oncológica, mantendo-se a preservação de tecidos normais adjacentes, com evidente benefício estético e funcional.

Ao contrário dos tumores glômicos, glomangiomas geralmente são múltiplos, não são encapsulados e tem aparência histopatológica de hemangioma.

BIBLIOGRAFIA: Di Chiacchio N, Loureiro WR, Di Chiacchio NG, Bet DL. Tumores glômicos subungueais sincrônicos no mesmo dedo. An Bras Dermatol. 2012;87(3):477-8.

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

FOTOS TUMOR GLÔMICO / IMAGENS TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

ANATOMOPATOLÓGICO TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

Tópico: TUMOR GLÔMICO

Tomor Glomico

Data: 09/01/2015 | De: Deiveane Almeida

Eu Depois de Mas de 5 anos sentindo essa dor insuportável conseguir descobrir através de uma ressonância Magnética que era um Tomor Glomico.
Operei dia 23.12.2014 Mas Continuo sentindo muita dor como se nunca estivesse operado. Sera que ainda sinto dores porque estou recém operada???

tumor glorioso debaixo da unha

Data: 01/01/2015 | De: Dayanne

Olá galera há mais de cinco anos que sofria de dores terríveis debaixo da unha principalmente com a mudança da temperatura parecia uma agulha enfiando debaixo da unha não podia esbarrar em lugar nenhum fiz uma cirurgia que não resolve de nada voltou pior tomei tralma de fazer outra cirurgia e ficar randando a unha e ela não crescer mais porém Deus estava trabalhando a meu favor me enviou um médico através de um comentário como este é o nome do médico e Newton Ney ortopedista da mão em Bh ele fez minha cirurgia e nunca mais voltou pra glória de Jesus

Cirurgia

Data: 22/12/2014 | De: Tumor Glomico

Tive tumo glomico em 2005, passei por cirurgia mas em 2011 voltou a doer no mesmo local. Vou ter que passar por outra cirurgia para a retirada desse incomodo.

tumor glomico

Data: 09/12/2014 | De: Izabel

Tô c uma dor q ja vm me incomodando a algum tmpo queima mto e tm uma mancha peqna roxa em baixo da unha sera q e ?

glomos na mao direita

Data: 08/12/2014 | De: maria eduarda

era so para dizer que tenho glomo na unas das minhas m

Dor nos dedos

Data: 03/12/2014 | De: Cássia Braz

Meu dedo médio da mão direita dói muito. As vezes ele ferroa, outras, é como se estivesse enfiando uma agulha na ponta do dedo. Quando bato o dedo sem querer em algum lugar, é como se eu estivesse espremido o mesmo na porta. Alguém pode me ajudar com sugestões

TUMOR GLAMICO

Data: 28/11/2014 | De: VIVIANE

ESSES MEDECAMENTOS SÃO FORTES

TUMOR GLAMICO

Data: 28/11/2014 | De: VIVIANE

JA FIZ ESSA SIRUGIA EM 2012 MAS VOTOU A DOER NOVAMENTEO Q FACO.

tumor dedoafastotrabalho

Data: 07/11/2014 | De: valdir

tumor dedo afastotrabalho

tumor Glomico

Data: 11/10/2014 | De: Quitéria

estou a mais de 14 anos sentido dores na unha do polegar direito, a mesma tem uma mancha roxa que vem piorando a cada dia, estou fazendo tratamento a + - um ano e a minha Medica me encaminhou para Recife para que eu faça um exame para diagnostico. como é feito esse exame?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário