TUMOR GLÔMICO

 

 

O tumor glômico é uma neoplasia benigna de células glômicas pouco comum. As células glômicas são células de músculo liso modificadas, encontradas principalmente em anastomoses arteriovenosas das extremidades. Elas representam entre 1 - 5% de todos os tumores de tecidos moles das mãos, são mais prevalentes em mulheres adultas, por volta da terceira ou quinta década de vida e são considerados uma entidade rara na infância. Do ponto de vista clínico, surge como um pequeno nódulo solitário nas mãos, em até 75% dos pacientes, a maioria das vezes nos dedos. Os tumores glômicos múltiplos estão presentes em aproximadamente 10% dos casos, com 90% ocorrendo nas extremidades antes dos 20 anos de idade. A clássica tríade de sintomas, dor paroxística (80%), hiperalgia localizada (100%) e sensibilidade à temperatura fria (63%) é uma importante característica diagnóstica em mais de 90% dos pacientes. O diagnóstico diferencial considera lesões doloridas ou azuladas/avermelhadas: cistos de implantação, neuromas, cornos subungueais, corpos estranhos, leiomioma, síndrome do nevo em bolha de borracha azul, nevos azuis e hematomas.

 

TRATAMENTO TUMOR GLÔMICO:

O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica, encontrando-se abordagens clássicas e inovadoras na literatura. A recidiva não é incomum, sendo mais frequente em lesões cor de pele na região da matriz da unha.

Os índices de recorrência com tratamento cirúrgico convencional são considerados altos e podem variar de 5 a 35%.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs (CMM) é uma técnica de retirada de tumores cutâneos que, por meio de um mapeamento das margens cirúrgicas, propicia uma avaliação histológica mais completa. Obtém-se então uma ressecção total do tumor, com melhores índices de cura, permitindo, ao mesmo tempo, maior preservação de tecido normal.Essa técnica tem sido utilizada com resultados animadores para a exérese de neoplasias ungueais como os carcinomas espinocelulares, com níveis de cura de cerca de 96%. A grande vantagem é a segurança oncológica, mantendo-se a preservação de tecidos normais adjacentes, com evidente benefício estético e funcional.

Ao contrário dos tumores glômicos, glomangiomas geralmente são múltiplos, não são encapsulados e tem aparência histopatológica de hemangioma.

BIBLIOGRAFIA: Di Chiacchio N, Loureiro WR, Di Chiacchio NG, Bet DL. Tumores glômicos subungueais sincrônicos no mesmo dedo. An Bras Dermatol. 2012;87(3):477-8.

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

FOTOS TUMOR GLÔMICO / IMAGENS TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

ANATOMOPATOLÓGICO TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

Tópico: TUMOR GLÔMICO

tumor Glomico

Data: 11/10/2014 | De: Quitéria

estou a mais de 14 anos sentido dores na unha do polegar direito, a mesma tem uma mancha roxa que vem piorando a cada dia, estou fazendo tratamento a + - um ano e a minha Medica me encaminhou para Recife para que eu faça um exame para diagnostico. como é feito esse exame?

tumor glomico

Data: 26/09/2014 | De: Romulo Miranda

minha esposa já fez farias cirurgias em são paulo mais com poucos messes volta a aparecer novamente, e são em varios dedos, já faz mais de 10 anos que ela sofre com dores constante alguém pode me ajudar. nome do medico Edigar hospital das clinicas

MANCHA DE BAIXO DA UNHA

Data: 05/07/2014 | De: LIAMAR

EU DE UM BANCHA XOCHA 10 ANOS ELA FEROA MUIDO ELA JA ESTA MUITO GANDE

Recuperação

Data: 22/05/2014 | De: Flavia

Estou com o este problema, vou ser operada pelo doutor Samir, tive ótimas recomendações dele e estou animada, ansiosa para tirar esse incomodo da minha vida. Me diga uma coisa, eu trabalho como secretária e utilizo muito o computador, quanto tempo o médico indica de repouso?

Leia mais: http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-cirurgica-/tumor-glomico/

Re:Recuperação

Data: 26/09/2014 | De: Romulo

de onde é esse medico? O Samir?

tumor glomica dedo indicador mao e

Data: 16/04/2014 | De: maria lucia coimbra

eu sentia fortes dores unha , nao podia nem tirar cuticula da unha dor era insuportavel , descobri que tinha tumor gomlco qdo comentei com uma medica que trabalhava no cti comigo , ela estava fazendo especializacao em dermatologia , sugeril que procurasse um especialista em cirurgia de mao , conheci DR NILTON NEY . FUI OPERADA HOSPITAL LIFECENTER EM BH , FOI UM SUCESSO .

Re:tumor glomica dedo indicador mao e

Data: 22/05/2014 | De: Flavia

Olá Maria Lucia, estou com o mesmo problema, vou ser operada pelo doutor Samir, tive ótimas recomendações dele e estou animada, ansiosa para tirar esse incomodo da minha vida. Me diga uma coisa, eu trabalho como secretária e utilizo muito o computador, quanto tempo o médico indica de repouso?

Re:tumor glomica dedo indicador mao e

Data: 20/08/2014 | De: DAYANNE

MARIA LUCIA ESSE MEDICO DR NILTON NEY ELE ATENDE QUAL ESPECIALIDADE E QUAL E O NOME DELE TODO OBRIGADA

TUMOR NO OSSO DO DEDO ANELAR

Data: 02/04/2014 | De: MARIA ADRIANA PANDOLFO

POR CAUSA DA MINHA EPICONDILITE NO COTOVELO DO BRAÇO DIREITO, O MÉDICO SOLICITOU O RX DE TODO O BRAÇO.E PRA MINHA SURPRESA, APARECEU ESSE TUMOR NO OSSO DO DEDO DA MÃO DIREITA. O MÉDICO SUGERIU A CIRURGIA, FAZER UM ENXERTO NO OSSO DO DEDO.TIRAR DA BACIA E ENXERTAR NO OSSO DO DEDO, COMO NÃO TENHO PLANO DE SAÚDE.SÓ O PROCEDIMENTO ME CUSTARIA r$ 5.000,00.SEM BAIXA HOSPITALAR, ANESTESIA E MEDICAÇÃO...ISSO EM 2009.

tumor glomico

Data: 27/03/2014 | De: Dayanne

Ha 4 anos que sofro com esta doenca ja fiz 1 cirurgia e o tumor voltou a dor e tao forte e piora com o frio parece que o ombro e o braco esta pesando 50 kg a dor me acorda a noite essa doenca tira minha paz tenho medo de fazer a cirurgia denovo e nao resolver essa impactante e terrivel doenca acho que nada doi tanto assim nem dor do parto nem tatuagem sei la e incomparavel essa dor que me impede de mexer com agua pra arrumar minha casa me impede de entrar na piscina entrar no mar nao sair a noite nas noites de inverno enfim nada tem graca nao consigo um dermatologista e nem um cirurgiao profissional para me orientar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário