TUMOR GLÔMICO

 

 

O tumor glômico é uma neoplasia benigna de células glômicas pouco comum. As células glômicas são células de músculo liso modificadas, encontradas principalmente em anastomoses arteriovenosas das extremidades. Elas representam entre 1 - 5% de todos os tumores de tecidos moles das mãos, são mais prevalentes em mulheres adultas, por volta da terceira ou quinta década de vida e são considerados uma entidade rara na infância. Do ponto de vista clínico, surge como um pequeno nódulo solitário nas mãos, em até 75% dos pacientes, a maioria das vezes nos dedos. Os tumores glômicos múltiplos estão presentes em aproximadamente 10% dos casos, com 90% ocorrendo nas extremidades antes dos 20 anos de idade. A clássica tríade de sintomas, dor paroxística (80%), hiperalgia localizada (100%) e sensibilidade à temperatura fria (63%) é uma importante característica diagnóstica em mais de 90% dos pacientes. O diagnóstico diferencial considera lesões doloridas ou azuladas/avermelhadas: cistos de implantação, neuromas, cornos subungueais, corpos estranhos, leiomioma, síndrome do nevo em bolha de borracha azul, nevos azuis e hematomas.

 

TRATAMENTO TUMOR GLÔMICO:

O tratamento de escolha é a excisão cirúrgica, encontrando-se abordagens clássicas e inovadoras na literatura. A recidiva não é incomum, sendo mais frequente em lesões cor de pele na região da matriz da unha.

Os índices de recorrência com tratamento cirúrgico convencional são considerados altos e podem variar de 5 a 35%.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs (CMM) é uma técnica de retirada de tumores cutâneos que, por meio de um mapeamento das margens cirúrgicas, propicia uma avaliação histológica mais completa. Obtém-se então uma ressecção total do tumor, com melhores índices de cura, permitindo, ao mesmo tempo, maior preservação de tecido normal.Essa técnica tem sido utilizada com resultados animadores para a exérese de neoplasias ungueais como os carcinomas espinocelulares, com níveis de cura de cerca de 96%. A grande vantagem é a segurança oncológica, mantendo-se a preservação de tecidos normais adjacentes, com evidente benefício estético e funcional.

Ao contrário dos tumores glômicos, glomangiomas geralmente são múltiplos, não são encapsulados e tem aparência histopatológica de hemangioma.

BIBLIOGRAFIA: Di Chiacchio N, Loureiro WR, Di Chiacchio NG, Bet DL. Tumores glômicos subungueais sincrônicos no mesmo dedo. An Bras Dermatol. 2012;87(3):477-8.

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

FOTOS TUMOR GLÔMICO / IMAGENS TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

ANATOMOPATOLÓGICO TUMOR GLÔMICO:

tumor glomico

 

Tópico: TUMOR GLÔMICO

tumor glomica dedo indicador mao e

Data: 16/04/2014 | De: maria lucia coimbra

eu sentia fortes dores unha , nao podia nem tirar cuticula da unha dor era insuportavel , descobri que tinha tumor gomlco qdo comentei com uma medica que trabalhava no cti comigo , ela estava fazendo especializacao em dermatologia , sugeril que procurasse um especialista em cirurgia de mao , conheci DR NILTON NEY . FUI OPERADA HOSPITAL LIFECENTER EM BH , FOI UM SUCESSO .

TUMOR NO OSSO DO DEDO ANELAR

Data: 02/04/2014 | De: MARIA ADRIANA PANDOLFO

POR CAUSA DA MINHA EPICONDILITE NO COTOVELO DO BRAÇO DIREITO, O MÉDICO SOLICITOU O RX DE TODO O BRAÇO.E PRA MINHA SURPRESA, APARECEU ESSE TUMOR NO OSSO DO DEDO DA MÃO DIREITA. O MÉDICO SUGERIU A CIRURGIA, FAZER UM ENXERTO NO OSSO DO DEDO.TIRAR DA BACIA E ENXERTAR NO OSSO DO DEDO, COMO NÃO TENHO PLANO DE SAÚDE.SÓ O PROCEDIMENTO ME CUSTARIA r$ 5.000,00.SEM BAIXA HOSPITALAR, ANESTESIA E MEDICAÇÃO...ISSO EM 2009.

tumor glomico

Data: 27/03/2014 | De: Dayanne

Ha 4 anos que sofro com esta doenca ja fiz 1 cirurgia e o tumor voltou a dor e tao forte e piora com o frio parece que o ombro e o braco esta pesando 50 kg a dor me acorda a noite essa doenca tira minha paz tenho medo de fazer a cirurgia denovo e nao resolver essa impactante e terrivel doenca acho que nada doi tanto assim nem dor do parto nem tatuagem sei la e incomparavel essa dor que me impede de mexer com agua pra arrumar minha casa me impede de entrar na piscina entrar no mar nao sair a noite nas noites de inverno enfim nada tem graca nao consigo um dermatologista e nem um cirurgiao profissional para me orientar.

tumor do inferno

Data: 27/03/2014 | De: pra q vc quer saber

essa porra parece que nao tem cura mesmo, e os caralhos dos medicos nao sabem de bosta nenhuma.

tumor glomico

Data: 22/03/2014 | De: Aurenia Marques

Eu tinha por mais de 20anos tirei pouco dia sera que volta

tumor glomico

Data: 18/03/2014 | De: deise dal osto

tive um tumor glomico e um tumor chamado encondroma os dois no mesmo dedo indicador da mão direita e retirei os dois com uma doutora especialista em mãos Dr Rosana Fontana de são leopoldo-rs ela foi a unica que se interessou e descobriu o meu problema hoje estou bem e sem dor sou eternamente grata a doutoura.

TUMOR GLOMICO

Data: 01/01/2014 | De: FRANCILEIA FONSECA

JÁ FIZ 4 CIRURGIA NA PERNA ,PARA A RETIRADA DE TUMOR GLOMICO ,MEU MEDICO FALA QUE É REENCIDENTE , COMO ASSIM ? ELE É CRONICO ?

tumor glomico

Data: 29/12/2013 | De: samara de sa barreto

Fiz duas cirugias no quinto dedo,e foi diagnosticada como tumor glomico.mas tem um ano que ha dor voltou.nao sei o que faz nao quero mas fazer cirugias.o medico que acompanha,e especialista em maos.disse a ele que so faço outra cirugia se for para rancar o dedo.pois nao suporto mas esta dor.

tumor no dedo

Data: 27/12/2013 | De: sandra

O meu medico disse que nao precisa ser opera que sumia com remedio queria sabe se e verdade

Re:tumor no dedo

Data: 23/01/2014 | De: Lidianea.oliveira@hotmail.com

Olha eu tive esse tomor por mais de cinco anos e posso dizer com toda a certeza,que com remedio nao sara o medico que diagnosticou ele deixou bem claro que era so com cirurgia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário