UNHA ENCRAVADA

 

Unha encravada (onicocriptose)

 

O que é unha encravada , tratamento unha encravada,unha encravada tratamento,cuidados unha encravada,cirurgia para unha encravada, fotos unha encravada e dicas para unha encravada,unha encravada fotos,unha encravada tratamento,cirurgia para unha encravada,matricectomia,tratamento para onicocriptose,imagens unha encravada,cirurgia,curar,medicamento,remedio,cuidados,dermatologista unha encravada,o que fazer,pomada,remedio,cura,infeccionada,inflamada,cuidados,curar,cirurgia unha,medicamento,tratamento sem cirurgia,tratamento natural,tratamento caseiro,pomada,creme,inflamada

 

Unha encravada é uma doença muito comum. Ela ocorre quando uma parte da unha entra na pele ao seu redor. O motivo é que a pele torna-se uma barreira para o crescimento da unha. Sendo a unha uma estrutura mais resistente que a pele, esta não pára seu crescimento e penetra e causa dor e inflamação nos cantos da unha. Compromete homens e mulheres,crianças e adultos.

Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico.

A onicocriptose ou unha encravada é processo doloroso originário da penetração da lâmina ungueal no tecido mole circunjacente,com predomínio nos grandes artelhos e maior frequência no sexo masculino, na proporção de 3:1, ocorrendo o acometimento entre 10 e 30 anos de idade.É doença multifatorial, destacando-se a convexidade exagerada da lâmina ungueal, o uso de calçados apertados, a excessiva pressão externa, traumas crônicos e o corte inadequado da unha.

Entre os erros mais comuns cometidos pelas pessoas, as especialistas apontam o uso de palito, a retirada freqüente da cutícula e o corte inadequado da unha.

 

 

CAUSAS:

 

• Trauma: Sapato apertado ou chuteira apertada (no caso dos homens), Ter levado uma pisada ou Queda de algum objeto

• Corte incorreto: A própria pessoa corta a unha de forma inadequada

• Alteração do formato: Fatores como idade ou micose podem engrossar ou encurvar a unha

• Lesões: A retirada da cutícula pode contribuir para o problema

• Genética: Muitas pessoas nascem com lâminas muito largas para o tamanho do leito ungueal

 

 

PRINCIPAIS ERROS:

  • “Cutucar” a unha encravada com palito
  • Retirar a cutícula
  • Cortar a unha sem orientação
  • Deixar as extremidades da unha muito quadradas
  • Usar sapatos muito apertados ou afunilados na ponta

DICAS PARA EVITAR UNHA ENCRAVADA:

  • Não corte as unhas até o “sabugo”, deixe sempre uma pequena porção da borda livre
  • Corte as unhas com formato quadrado e finalize com lixa
  • Não corte os cantinhos das unhas ou arredonde-os
  • Não retire as cutículas, elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos
  • Não use calçados apertados ou de bico fino por muito tempo, prefira os de ponta arredondada para períodos longos de uso
  • Se notar qualquer alteração na cor ou textura da unha procure um Dermatologista

 

TRATAMENTO UNHA ENCRAVADA :

 

O tratamento da unha encravada varia conforme o grau da unha encravada e o numero de episódios.

No início do encravamento pode ser tentado o tratamento clínico com higienização freqüente e elevação da ponta que está penetrando o tecido.

Nunca tente cortá-la, pois determinará uma piora do quadro. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico com a retirada parcial da unha doente. Recidivas são infreqüentes, mas podem ocorrer. Naqueles pacientes com tendência a ter unhas em telha (arredondada) é possível fazer abrasão da unha.

Segundo Heifetz, assim se caracterizam os três estádios clínicos da unha encravada: 1 – penetração do canto da unha no tecido mole circunjacente, induzindo resposta inflamatória local com eritema, edema e dor; 2 – a espícula ungueal atua como corpo estranho e mantém o processo inflamatório ativo causando frequentemente infecções bacterianas; 3 – ocorre formação de tecido de granulação com aspecto exuberante. O paciente apresenta dor na porção lateral ou medial dos artelhos, acompanhada de drenagem de secreção purulenta e dificuldade na deambulação.

 

TRATAMENTO CONSERVADOR DA UNHA ENCRAVADA

 

São medidas que devem sempre preceder a indicação de tratamento cirúrgico pois, independentemente da fase em que se encontre o paciente, sempre resulta em benefícios enquanto restringe ou reduz o processo inflamatório local:

a. Elevação da borda ungueal com uma pequena espátula e, após a saída da secreção purulenta, colocação de uma pequena massa de algodão de forma a manter suspensa e livre da pele o ângulo ungueal.

b. Quando há grande hipertrofia do tecido de granulação no sulco ungueal, pode-se proceder à sua retirada com cureta, bisturí ou com a aplicação de bastão de nitrato de prata (sempre após bloqueio anestésico local).

c. Se houver processo infeccioso exuberante, além dos banhos com soluções de Permanganato de Potássio (1:40.000), indica-se antibióticoterapia sistêmica e curativos seriados que visem a drenagem sistemática da secreção colecionada.

d. Uma vez controlado o processo, iniciamos o tratamento preconizado no ítem anterior que se refera à profilaxia.

 

CLIP SISTEM PARA UNHA ENCRAVADA

O clip Sistem é um sistema de  Correção de unha encravada, que permite ampliar as possibilidades de tratamento, inclusive unhas irritadas, bordas altamente sensíveis e unhas infeccionadas.

As principais vantagens estão no desenho estudado e desenvolvido para corrigir a curvatura de unha, e por cicatrizar o canal da inflamação da unha.Graças ao seu desenho, que corrige a curvatura de unha de maneira mais efetiva e menos dolorosa, o clip sistem ou FMM(fibra de memória molecular) distribui a tração ao longo da unha e não em pontos concretos.

 

 

 

TRATAMENTO CIRURGICO DA UNHA ENCRAVADA

 

A literatura refere várias opções terapêuticas: cirúrgicas, como matricectomia, fenolização e excisão completa da lâmina, ou conservadoras, como o uso de órteses acrílicas. A eficácia do tratamento deve ser avaliada pela melhora dos sintomas da unha encravada, pela preservação da aparência estética da unha e principalmente pela baixa taxa de recorrência da patologia.

Diversas técnicas de tratamento para onicocriptose (unha encravada) são citadas pela literatura médica, contudo existem evidências de que a técnica de fenolização é a mais eficiente. No Brasil, a disseminação da técnica deve-se a Di Chiacchio. Entretanto, em alguns serviços, emprega-se a fenolização associada à curetagem da matriz ungueal, como tentativa de reduzir o índice de recorrência.

 

FORMA CORRETA E INCORRETA DE CORTE DA UNHA:

             

 

                                INCORRETO                        CORRETO                    

 

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

FOTOS UNHA ENCRAVADA:

IMAGENS UNHA ENCRAVADA

Tópico: UNHA ENCRAVADA

Podologia

Data: 19/07/2014 | De: Tetê

Sofri anos com esse problema, usei todo tipo de medicamento, fui a vários dermatologistas diferentes. Fiz três extrações de unha. Só me livrei do problema quando fui a uma podóloga, que cuidou, aplicou remédios no local e nem dor senti.

Esqueceu se citar a Podogia...

Data: 16/07/2014 | De: Marina

Ainda acho que a Podologia tem "salvado" muitos pacientes de uma extração desnecessária.

unha encravada

Data: 07/07/2014 | De: Raimundo Alves Ribeiro

Por favor, onde posso comprar órtese fibra ou metálica?
ray.ribeiro@yahoo.com.br

Obrigado

unha emcravada

Data: 19/06/2014 | De: inajara

Nossa ela esta totalmente inflamada e muinto enchada e doloroza nao posso nem ussar nenhum calsado fexado

Medo

Data: 16/06/2014 | De: Maria eduarda

Eu tenho unha encravada no pe mas tenho medo de tirar e doer mt como ja ouvi falar q doi

3 anos de sofrimento com minha unha

Data: 03/06/2014 | De: wanessalucena

faz aproximadamente 3 anos que vivo o tormento dessa unha, já fiz todo tipo de procedimentos e ate agora nada de melhorar. não sei o que fazer

Re:3 anos de sofrimento com minha unha

Data: 25/06/2014 | De: likinha

Vc terá q extrair sua unha pq n vai fika boa mas ja fiz isso na minha e agr ta tudo bem

Desencravei mais ta doendo demais

Data: 15/05/2014 | De: Ines Fabiane

Então desencravei a unha ...não totalmente porque não aguentei a dor ela disse pra mim voltar depois de 15 dias para tirar o resto e ir passando nebacetin , mas como não tirou tudo estou com muito medo de piorar já sofri demais com essa unha

perda das unhas

Data: 30/04/2014 | De: vadinete santos oliveira

booooooooooosssssssssssssstttttttttttttaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

unha escravada

Data: 25/04/2014 | De: luanna

o quefaco para desecrava

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário