Catapora: Fotos,imagens,sintomas e tratamento

 

catapora,varicela, fotos catapora fotos,imagens,catapora ,tratamento catapora,herpesvírus,medicações catapora,tratamento,catapora

 

 

 

CATAPORA (VARICELA)

 

A catapora (varicela) é causada por infecção de um herpesvírus, o denominado vírus da varicela-zoster. Os humanos são a única fonte de infecção conhecida. A maioria dos casos ocorre em crianças com menos de 10 anos de idade, no final do inverno e início da primavera. O contágio ocorre a partir de 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele, por via respiratória, sendo que a doença se torna cada vez menos contagiosa após o seu início. O período de incubação é usualmente de 14 a 16 dias, mas casos podem ocorrer precocemente, a partir do 10º dia ou, tardiamente, até o 21º dia.

O diagnóstico da catapora é usualmente clínico, com o aparecimento de lesões vesiculares (pequenas bolinas) características, em dias sucessivos, que evoluem para crostas em poucos dias.

A febre, em geral, é baixa, acompanhada de sintomas discretos. Normalmente manifesta-se como uma doença benigna ao acometer crianças sadias. Complicações podem surgir, tanto pulmonares como meningoencefálicas, apesar de infreqüentes. A contaminação secundária das lesões de pele pode levar a quadros intensos de impetigo, com acometimento bacteriano e feridas profundas, algumas vezes de difícil manejo

A varicela(catapora}, em pelo menos duas situações, assume grande importância: quando acomete crianças internadas, pois, nesses casos, dissemina-se com grande rapidez pelas enfermarias e, nos imunodeprimidos, nos quais o vírus varicela-zoster determina doença geralmente grave e, às vezes, fatal. Após a cura e remissão total do quadro, o vírus pode permanecer em estado latente, e sua reativação resulta no quadro de herpes-zoster(cobreiro)

Os filhos de mães que tiveram catapora ou crianças que receberam a vacina estão menos predispostas a se contagiar com a doença antes do primeiro ano de vida. Caso a doença ocorra no primeiro ano de vida, ela costuma ser moderada. Isso se deve aos anticorpos presentes no sangue da mãe que as protegem. As crianças menores de 1 ano cujas mães não tiveram catapora nem foram vacinadas podem ter uma versão mais grave da doença.

 

TRATAMENTO CATAPORA (VARICELA):

 

Na grande maioria dos casos de varicela e zoster, em crianças, o tratamento é sintomático. O prurido, freqüentemente presente na varicela, pode ser aliviado com o uso local de calamina ou, nos casos mais rebeldes, com o uso de anti-histamínicos por via oral. Para se evitar infecção bacteriana secundária das lesões, aconselha-se manter as unhas curtas e limpas.

Como tratamento específico dos quadros graves de varicela no imunodeprimido (encefalite, pneumonia, forma disseminada) e em neonatos (principalmente com forma disseminada), o aciclovir dado precocemente inibe o desenvolvimento da doença. Até 24 horas após o contágio pode ser dado via oral, mas normalmente é utilizado por via endovenosa, por 5 a 10 dias. Sua administração tem sido recomendada em adolescentes e adultos com mais de 13 anos de idade, e em menores dessa idade só em situações excepcionais, como contato domiciliar ou fatores de risco outros.

 

NÃO DÊ ASPIRINA para alguém com suspeita de catapora. O uso da aspirina tem sido associado a uma grave doença chamada Síndrome de Reyes. O ibuprofeno tem sido associado a infecções secundárias mais graves. O acetaminofeno pode ser usado.

Até que as feridas formem uma crosta e sequem, deve-se evitar brincar com outras crianças, frequentar a escola ou voltar ao trabalho.

Complicações possíveis

  • Mulheres com catapora durante a gravidez sofrem o risco de passarem a infecção congênita para o feto.
  • Os recém-nascidos são mais suscetíveis a apresentar infecções graves caso sejam expostos ao vírus e a mãe não esteja imunizada.
  • As bolhas podem causar uma infecção secundária.
  • A encefalite é uma complicação grave, mas rara.
  • A síndrome de Reye, a pneumonia , a miocardite e a artrite transitória são outras possíveis complicações da catapora.
  • A ataxia cerebelar pode surgir durante a fase de recuperação ou posteriormente. Esta doença é caracterizada por afetar o equilíbrio do caminhar.

 

Prevenção catapora:

A catapora é uma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa antes mesmo de aparecerem as erupções, o que torna sua prevenção difícil. É possível pegar catapora de uma pessoa que está em outro corredor no supermercado e nem sabe que tem catapora!

A vacina da catapora faz parte da rotina de imunização.

  • As crianças recebem duas doses da tradicional vacina contra catapora. A primeira dose é dada dos 12 aos 15 meses de idade. A segunda dose é recebida dos 4 aos 6 anos de idade.
  • Pessoas acima de 13 anos que não foram vacinadas e não contraíram catapora devem tomar as duas doses da vacina, respeitando um intervalo de 4 a 8 semanas.

Praticamente ninguém que toma a vacina chega a apresentar catapora grave ou moderada. Do pequeno número de crianças que contraíram catapora após receberem a vacina, apenas uma criança apresentou um caso moderado.

A vacina da catapora não necessita de um reforço posterior. Entretanto, uma vacina semelhante, mas diferente, recebida posteriormente reduz a incidência de herpes zóster (cobreiro).

Fale com seu médico caso você ache que seu filho pode ter risco de complicações e possa ter sido exposto. Medidas preventivas imediatas podem ser importantes. A vacinação logo após a exposição ainda pode reduzir a gravidade da doença.

 

 

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios

 

 

BIBLIOGRAFIA: ES Carvalho,RM Martins; Varicela: aspectos clínicos e prevenção: Jornal de Pediatria - Vol. 75, Supl.1, 1999

American Academy of Pediatrics Committee on Infectious Diseases. Recommended immunization schedules for children and adolescents--United States, 2008. Pediatrics. 2008;121:219-220.

 

FOTOS CATAPORA/IMAGENS CATAPORA:

 

Tópico: Catapora

catapora

Data: 11/04/2014 | De: lessa

eu tive catapora quando era criança ! e fiquei com cicatrizes ;

CATAPORA

Data: 04/04/2014 | De: VIVIANA

MEU FILHO ESTA APRESENTANDO FERIDAS PELO CORPO TD E COÇA MUITO. COMEÇA COM SE FOSSE UMA PICADA DE INSETO. ESTOURA, SECA E VIRA A FERIDA. NAO TEM FEBRE. OQ PODE SER?

Catapora

Data: 23/09/2013 | De: Geazi

Quero saber com quantos dias saira as manchas do corpo

Re:Catapora

Data: 10/01/2014 | De: Freitas

tem jeito não....as manchas ficam eternas......

catapora

Data: 29/03/2013 | De: andreiadarosadaniel@hotmail.com

minha filha esta com catapora que eu poderia fazer pois esta bem no inicio. agora que esta dando febre.. desde ja agradeço...

catapora deixa unha amarelada

Data: 03/03/2013 | De: aline_silva75@hotmail.com

gostaria de saber se a catopora deixa a unha dos pes amareladas,estou dando banho de permaganato a dois dias e gostaria de saber se e por causa deste medicamento

Re: catapora deixa unha amarelada

Data: 08/05/2013 | De: nao indentificado

nao da nada nao

Re: catapora deixa unha amarelada

Data: 10/01/2014 | De: Elias

procure um remedio natural.....CASCA-B é muito bom,tem pra vários tipos de doenças.

Novo comentário