HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA  OU CUTIS TRUNCI

 

DOENÇA:

A Hipomelanose Macular Progressiva (HMP) foi descrita, pela primeira vez, por Guillet e cols em 1980, como uma desordem da pigmentação em pacientes com mistura racial (negróides e caucasoides), residentes na Franca e originários do Caribe Frances.  Ainda na década de 80, a doença foi relatada em outros países, não relacionada a mistura racial e com diferentes nomenclaturas como: hipomelanose macular confluente progressiva, cutis trunci variata, hipomelanose numular do tronco. É uma dermatose comum em diferentes continentes, tais como: África, Europa, Ásia e Américas. No Brasil, não ha dados epidemiológicos sobre esta dermatose. Trabalhos publicados descrevem uma maior prevalência no sexo feminino, em adolescentes e adultos jovens, com pele tipo 2 a 4 de Fitzpatrick. Clinicamente, caracteriza-se por maculas numulares mal definidas, hipopigmentadas, confluentes, de localização simétrica, em áreas seborreicas, geralmente no tronco posterior e anterior e, mais raramente, no pescoço e partes proximais das extremidades. As lesões são assintomáticas e não ha precedentes de lesão inflamatória.

Guillet et al. (1988) sugeriram que a Hipomelanose Macular Progressiva (CUTIS TRUNCI) é uma doença de caráter racial que acomete pessoas de raças miscigenadas. Essa hipótese se baseou na observação de achados ultraestruturais que revelaram melanossomos solitários (negróide) e melanossomos agregados (caucasoides) responsáveis por variações nas tonalidades da pele. A observação histológica de infiltrado linfocitico perifolicular moderado na lesão também sugere que a hipopigmentação da pele pode ser secundaria a um processo inflamatório; entretanto, não ha sinais clínicos de inflamação na Hipomelanose Macular Progressiva

 

A sua patogênese ainda e incerta. Alguns autores sugerem a ação de uma subespécie do Propionibacterium acnes, na fisiopatologia do quadro. Os tratamentos propostos, descritos na literatura, são: fototerapia (PUVA, UVA ou UVB narrow band), peróxido de benzoila 5 % e clindamicina 1% tópicos. Ha relato do uso de doxiciclina via oral.  A evolução e o prognostico da Hipomelanose Macular Progressiva ainda não estão bem estabelecidos. Alguns autores acreditam no desaparecimento espontâneo das lesões ate 10 anos, após o inicio do quadro.

 

TRATAMENTO HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA:

Vários tratamentos para a Hipomelanose Macular Progressiva tem sido utilizados, com resultados variáveis: hidratação local, exposição solar, fototerapia, corticoides tópicos e tetraciclina via oral. No entanto, não ha consenso ou medicação de primeira linha para essa dermatose e os tratamentos usualmente empregados tem se mostrado pouco eficazes contra a P. acnes, com exceção da combinação de peróxido de benzoila 5% e clindamicina 1%. A clindamicina inibe a síntese proteica bacteriana, ligando-se a subunidade 50S do ribossomo, e o peróxido de benzoila possui radicais livres produtores de moléculas de oxigênio que reagemcom a parede celular bacteriana, eliminando a P. acnes. Alem disso, o uso combinado de peróxido de benzoila com antibiótico tópico reduz o risco de desenvolvimento de P. acnes resistente. A eliminação da P. acnes com uma terapia antimicrobiana tópica poderia melhorar a repigmentação nos pacientes com Hipomelanose Macular Progressiva.

 

1.Santos JB, Almeida OLS, da Silva LM, Barreto ERM. Eficacia da combinacao topica de peroxido de benzoila 5% e clindamicina 1% para o tratamento da hipomelanose macular progressiva: um estudo randomizado, duplo-cego, placebo controlado. An Bras Dermatol. 2011;86(1):50-4

2.Duarte I, Della Nina BI, Gordiano MC, Buense R, Lazzarini R. Hipomelanose macular progressiva: estudo epidemiologico e resposta terapeutica a fototerapia. An Bras Dermatol. 2010;85(5):621-4.

 

 

IMPORTANTE:

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios .

 

hipomelanose macular progressiva

FOTOS HIPOMELANOSE MACULAR PROGRESSIVA :

 

Tópico: hipomelanose macular progressiva

sem diagnostico ainda...

Data: 06/01/2015 | De: Ana

Minha primeira mancha apareceu há uns 6 meses, após isso, já apareceu diversas manchas brancas espalhadas na barriga...fui na dermo e fiz biópsia, mas o resultado não foi muito conclusivo, nāo é vitiligo e nem hanseniase...a medica esta tratando como hipomelanose....na biopsia consta que nao há alteraçao da derma (1 camada da pele), mas sim alteraçao na epiderme (2 camada), é como se eu estivesse com algum problema de saúde que vem de dentro pra fora...ai fiz diverses exames de sangue, mas graças a Deus nāo tenho nada no figado, rim, tireoide....começeu a passar pomada há 1 mês, mas ainda não vi resultado...

Hipomelanose

Data: 05/01/2015 | De: Ingrid

Então gente... A verdade é que eu do busto até a cintura sou branca. Seu eu usar uma saia até o umbigo não dá para ver, mas se usar biquíni (o que eu não faço) dá vontade de chorar de tanto constrangimento porque agora a minha bunda também está manchada. Depois de ir em duas dermatologistas e só tomar prejuízo sem resultados positivos, eu acabei desistindo e me restringindo. Porém, agora que li os comentários ganhei uma baita de uma esperança. Vou a um outro dermatologista e pedir para testar Clindoxil.

Hipomelanose macular progressiva

Data: 23/12/2014 | De: Douglas Silva

Mais um ano com essas manchas horríveis aff.

Hipomelanose

Data: 10/12/2014 | De: Julia

Tbm tenho este problema faz muitos anos, se espalhou nas costas e na barriga, tenho muito vergonha. Fui em varias demartologistas e não resolveu nada. Pesquisando, acabei encontrando sites que fala da Hipomelanose e estou passando a pomada em gel clindoxyl 5%, estou passando a pomada por conta propria, queria tomar o minociclina tambem, mas tenho um pouco de receio. Agora que sei do que se trata vou tentar marcar um dermatologica e explicar, mas até lá vou passando a pomada. Ah, quando fico nervosa, ansiosa, irritada, parece qua as manchas ficam mais visiveis. Estou tomando sol somente aos domingos, é o unico dia que dá certo pra mim, mas somente de manhã e no maximo 30 minutos. Tento tomar, sempre que posso, suco de cenoura com outra furta.

hipomelanose

Data: 08/12/2014 | De: ana

Tenho este mesmo problema desde os meus 11 anos, hoje com 20 anos que recebi um diagnóstico correto. Como a maioria dos acima, fui diagnosticada com micose - "pano branco" por vários médicos usei antibióticos para fungos de todos os tipos e por bastante tempo. Vou iniciar meu tratamento, espero que surta efeito.

Desconhecimento da doença

Data: 05/12/2014 | De: nilza

Poxa! Detalhe! Esqueci de relatar, o médico que diagnosticou pela primeira vez em mim, está com câncer e vive numa UTI montada em seu quarto. Super renomado fora do Brasil. Fiquei triste! O médico novo que estou indo foi aluno dele.

Hipomelanose

Data: 04/12/2014 | De: Patricia

Oi Ana Flávia. .. eu fiz o tratamento com o clindoxyl gel, vc tem que tomar sol sem ele no corpo, tome sol naturalmente. Fiz o tratamento por um período curtíssimo e mesmo assim ajudou bastante. Hj moro na praia e o sol é um gde aliado, pois mesmo sem fazer uso do medicamento, mas estando sempre dando uns "tibuns" na praia, já melhorou muito. Mas atenção: nada de ficar torrando no sol, é uma coisinha básica, com os cuidados necessários para não desenvolver uma doença pior. Na época meu dermatologista indicou 15 min do sol da manhã todos os dias ... claro q nao deu pra fazer na época, mas mesmo assim o clindoxyl ajudou ... rs.

hipomelanose

Data: 02/12/2014 | De: fernanda

Gente tenho o mesmo problema, não aguento mais estas manchas me sinto feia, não tenho mais vontade de ir a praia como antes, meu marido já se acostumou mais eu não eu a odeio.. já fui no dermato varias vezes, fiz tratamento ate com o shampoo, mais não sai... fiz tratamento com a família cetoconazol e nada adianto. agora tenho consulta e mais uma vez vou tentar tratar, tomara que eu consiga algum tratamento que de certo! obrigado pela atenção e foi bom desabafar!

Re:hipomelanose

Data: 05/12/2014 | De: Felipe

Oi Fernanda! Pelo o que vc descreveu, parece que eu tinha um problema parecido com o seu: muitas manchas esbranquiçadas nas costas. Pela aparencia, achava que era algum tipo de fungo ou micoses, fui a alguns dermatologistas e nenhum diagnosticou como Hipomelanose Macular. acredito que seja uma doenca ainda pouco difundida, mesmo no meio médico. Após pesquisa na internet, fui a uma dermatologista e expliquei que pelos sintomas, acreditava ter hipomelanose. Ela concordou e me passou o Clindoxy gel, 10%. Já faço o tratamento a mais ano, e ele me ajudou muito, hj tiro a camisa sem o constragimento de antes. Nao saiu 100%, mas acho que melhorou 80 %. As vezes dou um decanso , mas se paro de usar muito tempo, sinto que as manchas vão voltando, fico sempre superviosonando. Foi o unico medicamento que fez efeito. (o incomodo é que mancha tecidos coloridos.) Espero ter ajudado.

Re:hipomelanose

Data: 21/12/2014 | De: lny

Clindoxyl ajuda bastante principalmente nos caroçinhos que aparecem no bumbum e criam manchas assim que estoram . Talvez te ajude ;)

Hipomelanose

Data: 23/11/2014 | De: Brunna

Tbm estou com essas manchas, fui ao dermatologista,ela me receitou o uso do clindoxyl gel , e um creme hidratante. Mas me proibiu de tomar sol. Estou em duvida pois todos que fizeram ou estao fazendo o tratamento dizem que e necessario a exposiçao ao sol. Peço ajuda,

Re:Hipomelanose

Data: 25/11/2014 | De: Ana Flávia

Li esse artigo recentemente, minha dermatologista me receitou um antibiótico que tomei durante uma semana e o clindoxil, notei melhoras, mas não muitas. Vou fazer o que indica nesse artigo só estou com dúvidas se devo tomar sol com ou sem a clindamicina no corpo

tratamento deu certo

Data: 15/11/2014 | De: Denise

Gente estou passando para relatar minha experiência!O meu esposo tinha as manchas nas costas e rosto já havíamos feito todo tipo de tratamento para o popular pano branco, pois nos 15 anos que ele conviveu com as manchas tomou todos os remédios de família do cetoconazol, aliás tomou e passou,só que em Maio já muito preocupada com esse problema resolvi pesquisar na net e depois de ver varios relatos de pessoas que ficaram boas com clindoxil gel resolvemos tentar tbm, meu esposo ficou um pouco relutante pois já havia desistido de tratar as manchas,pperguntei o preço da pomada na farmácia e ela é nem cara, custa em media 60 reais,ele não quis comprar, eu então tive uma ideia, mandei manipular na farmácia de manipulação ela só me custou 11 reais,então começamos o tratamento ele usava a pomada clindoxil gel a noite e pela manhã ficava exposto ao sol por 20 minutos,gente o tratamento e ótimo em um mês o resultado já era maravilhoso!então ele se dedicou bastante não falhava um dia, todos os dias era a mesma coisa,pomada a noite e 20minutos de Sol pela manhã,em Setembro fizemos uma viagem a Salvador e ele estava muito feliz, tirou a camisa na Praia pois n tinha nenhuma mancha!olha gente ele tinha muitas manchas e ficou curado já estamos em novembro e ele n tem mais nenhuma mancha,ele usou a pomada durante três meses e hoje ele só tem o cuidado de pegar 20 minutos de Sol nas costas uma vez por semana

Re:tratamento deu certo

Data: 23/11/2014 | De: bruna

Denise,td bem? Estou com o mesmo problema,comecei o tratamento com o gel a 10 dias, mas minha dermatologista pediu q eu evitasse o sol,e ate agora nao houve nenhuma melhora nas manchas pelo contrario,acho q elas estao aumentando.uso a poma durante a noite, de manha passo um hidratante receitado pela dermatologista. Seu marido deu alguma reaçao alergica com o uso do clindoxyl ? Pois apos o uso de 10 dias estou dando reaçao alergica, por favor me informe como foi.

hipomelanose

Data: 07/11/2014 | De: alex

tenho estas manchas a mais de 18 anos e sempre diagnosticado como sendo micose e fungos, tratamentos nunca surtiram efeito a cerca de 15 dias iniciei o tratamento com o gel e não estou vendo diferença.

Re:hipomelanose

Data: 09/12/2014 | De: Dai

Já tenho as manchas á vários anos também, sempre que vou ao dermatologista, me receitam remédios para " pitiríase versicolor " o tal pano branco. Fazia tudo como diziam e nunca surgia efeito. Daí uma vez a doutora receitou o clindoxyl gel, fiz o tratamento e em um mês sumiram as manchas todas, mas em menos de 6 meses retornaram. Agora faz um mês que voltei a fazer o tratamento e ainda não estou vendo resultado, dá um desânimo..

hipomelanose

Data: 30/10/2014 | De: monica

tenho a 25 anos só agora uma medica mim indicou o tratamento com o gel

Hipomelanose

Data: 24/10/2014 | De: Suzana

Eu ja tenho ha algum tempo... tentei alguns medicamentos e agora vou tentar a fototerapia, e tambem me receitaram o peroxido, e clindamicina..Estou esperançosa... Mas so Deus para nos curar...

Re:Hipomelanose

Data: 27/10/2014 | De: None

peróxido de benzoíla 5% (noite) e clindamicina 1% (dia) para o tratamento da hipomelanose macular progressiva - há 5 anos fiz o tratamento por quatro meses e funcionou. Agora que algumas manchas voltaram, mas muito discretas, nada muito diferente do que pessoas sem a doença têm. Os médicos brasileiros são muito fracos (e o pior que se acham) pois descobri sozinha como tratar quando resolvi pesquisar sobre a doença em inglês. Localizei um pesquisador na Holanda que foi quem desenvolveu o tratamento (vide artigo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17298102)

Re:Re:Hipomelanose

Data: 19/11/2014 | De: Resposta

Oi, tenho essas manchas faz muito tempo e está aumentando, pesquisei e achei o uso do peroxido de benzola e clindamicina. Passa somente nas manchas ? Já passei por 06 dermato e não resolveu nada.

Re:Re:Hipomelanose

Data: 23/11/2014 | De: bruna

Oi tdbem? Estou com mesmo problema, fui a dermatologista ela receitou o gel mas disse para evitar o sol. Estou em duvida pois tds que estao fazendo o tratamento esta utilizando a exposiçao ao sol. Peço sua ajuda como fez seu tratamento.

manchas

Data: 24/10/2014 | De: triste

que merda as minha manchas ta dando ate no rosto e onde tem a barba não cresce mas fica falhada nas costa ta cheia e nasce espinhas encima das manchas tem no peito e debaixo do suvaco a minha vida profissonal ta indo mal por causa dessa porra dessas manchas

Desconhecimento da doença

Data: 21/10/2014 | De: nilza

As manchas apareceram na minha costa (lombar) tinha 21 e hoje estou com 41. Na época, fui a uma médica que me passava remédios caríssimos. Não vi resultados. Depois fui a outro médico que me indicaram e com ele descobri que era essa doença. A época, ele disse que era um gen (branco-sou morena) europeu tentando sobressair na pele morena e que começa aos 20 e aos 40 vai desaparecendo. Disse que era para pegar sol que elas amenizariam. Mas não tem como viver esturricada de sol, porque vou arranjar outra doença. Tô notando que está espalhando agora. Vou tentar outro médico. Noto que eles desconhecem a doença. É ruim para quem tem, pois ficamos restritos a certas roupas e qd vamos a praia sempre tem uma pergunta do tipo isso tá parecendo pano branco. Aff!

Re:Desconhecimento da doença

Data: 21/10/2014 | De: Samuel

eu tenho e da para controlar isto. o remedio é o peroxido e benzeila, é manipulado ou pode usar o clyndoxil gel, é a mesma coisa, veja com seu medico isto.

Re:Desconhecimento da doença

Data: 27/10/2014 | De: None

É isso mesmo: peróxido de benzoíla 5% (noite) e clindamicina 1% (dia) para o tratamento da hipomelanose macular progressiva - há 5 anos fiz o tratamento por quatro meses e funcionou. Agora que algumas manchas voltaram, mas muito discretas, nada muito diferente do que pessoas sem a doença têm. Os médicos brasileiros são muito fracos (e o pior que se acham) pois descobri sozinha como tratar quando resolvi pesquisar sobre a doença em inglês. Localizei um pesquisador na Holanda que foi quem desenvolveu o tratamento (vide artigo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17298102)

Re:Desconhecimento da doença

Data: 30/12/2014 | De: Gabriela

OLá Nilza, tenho 26 anos anos e agora o médico descobriu essa doença. por enquanto apareceu manchas na minha lombar.
elas podem aumentar?
o médico que fui não receitou nehum remédio, diz ele que não tem cura, e o jeito é eu me acostumar com essas manchas.

CUTIS TRUNCI VARIATRA

Data: 08/10/2014 | De: ROSANA QUEIROZ

Fui ao médico no dia 06/10, ele me passou CETAPHIL (creme) alguém já ouviu falar sobre esse nome? desde então estou passando, no momento ainda num sumiu,mais deixaram de ficar esbranquiçadas.

Re:CUTIS TRUNCI VARIATRA

Data: 10/12/2014 | De: REGIANE

Oi Rosana, fiz um tratamento tb com esse mesmo creme, aliás super caro, mas para mim não resolveu, em compensação o protetor solar é muito bom,tanto é que troquei o meu antigo por esse, pois ele é hidratante, não sei como está a sua situação, mas no meu caso que tenho algumas manchas no rosto resolveu bastante, já a das costas com o creme infelizmente não...mas já que dizem que temos que manter a pele hidratada esse creme é bom só não para a dermatose.

hipomelanose

Data: 08/10/2014 | De: Lua

fui a dermatologista e ela olhou e foi logo falando q era falta de sol. e mandou eu apenas tomar banho de sol toso os dias. entao fui procurar na net e achei um blog, onde as pessoas compartilhavam conhecimentos, e a maioria das pessoas disseram que melhoraram 80% á 90%, depois de usarem: peróxido de benzoide 5%, Clindoxyl gel e fazer fototerapia. tbm vou tentar fazer isso.. e seja o q Deus quiser.

hipomelanose

Data: 06/10/2014 | De: Antonio

Primeira coisa que a pessoa deve fazer ao SUSPEITAR dessa doença é ir ao medico para solicitar o exame MICOLOGICO DIRETO.

Se der positivo, trata-se de fungo, pano branco..

Se der negativo, a chance é grande de ser hipomelanose macular progressiva.

Medicacao: Banho de sol, clindoxyl, minociclina.

Fim !!!

hipomelanose

Data: 03/10/2014 | De: Patrícia

Tenho 27 anos e desde os 13 anos venho tratando deste problema ,estou cansada pois os médicos nunca dão o diagnóstico certo sempre falam em micose ,nao sei não o que fazer .E a cada ano que passa fica pior se tivessem diagnosticado antes talvez já estaria curada .

Re:hipomelanose

Data: 05/10/2014 | De: luciene

oi Patricia a 3 anos atras usei clindoxyl as manchas sumiram mas como essa doença não tem cura essa semana notei que minhas manchas no tronco estão aparecendo novamente, mas fico tranquila so de saber que tem como controlar com esse gel.

hipomelanose

Data: 27/09/2014 | De: Angelina Freitas

Gente tb estou sofrendo com essas manchas. Ja consultei 03 dermato e eles me dão o diagn. de ptiriase. Vou tentar o clindoxyl gel e retorno a vcs. Quem tiver novidades boas me avisem. Minhas pernas estãoinfestadas. e os braços. Puro sofrimento

Hipomelanose macular progressiva

Data: 27/09/2014 | De: Douglas

Como devo usar o clindoxyl gel?

Hipomelanose macular progressiva

Data: 27/09/2014 | De: Douglas

Essas manchas são horríveis aff....

hemoterapia

Data: 23/06/2014 | De: danieli

ola pessoal estou aqui pra ajuda vcs que sofrem desse mal
hipomenalose entra nesse grupo no facebook que irão ajuda a vcs a ser livra dessas manchas terriveis

https://www.facebook.com/groups/407184969311403/

Hipomelanose

Data: 02/06/2014 | De: rei da pesquisa

pessoal usa bepantol durante 2 meses e veja o resultados

Re:Hipomelanose

Data: 21/07/2014 | De: Katia

Eu tenho a doença e faço uso de minociclina durante 2 meses e fico 6 meses sem tomar, nesse periodo bebo muito suco de cenoura , laranja e tomo betacatoteno, resultado perfeito!

hipomelanose

Data: 21/05/2014 | De: cris

Isso e horrível,tenho vergonha até do meu marido...As pessoas na piscina olham como se eu não me cuidasse.Tem que ter uma solução.

hipomelanose

Data: 28/04/2014 | De: Antônio

Estou com esse problema,como fazer a fototerapia são muitas vezes;viviane mande-me resposta.

Re:hipomelanose

Data: 28/04/2014 | De: eric

onde vc mora?

Re:hipomelanose

Data: 28/04/2014 | De: fuark

são aproximadamente 3 meses

Hipomelanose

Data: 14/03/2014 | De: R.m.

Oi gente, eu já usei o gel clindoxil por bastante tempo, mas n adiantou! Depois que parei, aumentou :/ agr vou começar um tratamento com Fototerapia, estou esperançosa, pois quero muito que essas manchas saiam do meu corpo, elas me deixam mega pra baixo!

Mistura racial

Data: 27/01/2014 | De: carine

Ola, eu tenho machas a uns 9 meses, no começo não percebia muito , mais agora as machas estão bem claras ,e quando eu tomo sol minha pele bronzeia mais a macha fica mais vidente ainda .fico com muita vergonha, e naão gosto mais de usar biquini; Fui a dermatologista e ela me passou SOLUGEL peróxido de benzoilo 4% . ela me disse que essa pigmentação na minha bele tem a ver com
Mistura racial ! acho que é o problema de todos nee ? entãao é horrivel isso, a pessoa fica com a auto estima baixa . Se alguem ja usou essa Pomada, responde .

Re:Mistura racial

Data: 22/02/2014 | De: ana paula

estou iniciando um tratamento em minha filha, o medico passou um gel com esses princípios ativos e um antibiótico. ps. medicação manipulada.

resultado positivo

Data: 14/01/2014 | De: viviane

Pessoal, o tratament que realmente deu certo pra mim foi a fototerapia e só :)) cheguei a usar o gel, mas nada. Hj finalmente posso tomar sol e minha pele fica bronzeada por inteiro, antes as manchas nao pigmentavam.

Re:resultado positivo

Data: 21/01/2014 | De: eric

quanto tempo de foto terapia vc fez?
quantas seções ?

hipomelanose

Data: 10/12/2014 | De:

Tratamento demora
Muito, é muito caro?

Hipomelanose

Data: 12/12/2013 | De: Rosa

Comecei meu tratamento há duas semanas com clindoxyl. No começo vocês também tiveram a sensação de estar piorando? A tetraciclina que vocês tomam é de quantas miligramas?

hipomelanose

Data: 20/11/2013 | De: andréa

tambem tenho essas manchas passei por vários dermatologista no ultimo foi esclarecido tudo. o que era e o que tinha que ser feito. o médico passou 90 comprimidos tetraciclina e um tubo de clyndoxil gel. tambem falou para eu tomar bastante banho de sol . porem ha quase 1 mes de tratamento não estou vendo resultado. mesmo assim estou com fé que essas manchas irão sumir.

hipomelanose

Data: 20/11/2013 | De: andréa

tambem tenho essas manchas passei por vários dermatologista no ultimo foi esclarecido tudo. o que era e o que tinha que ser feito. o médico passou 90 comprimidos tetraciclina e um tubo de clyndoxil gel. tambem falou para eu tomar bastante banho de sol . porem ha quase 1 mes de tratamento não estou vendo resultado. mesmo assim estou com fé que essas manchas irão sumir.

Hipomelanose

Data: 12/11/2013 | De: Jéssica

To usando o clindoxy gel há 15 dias porem a macha ta meio ativada alguem ta assim?

Re:Hipomelanose

Data: 12/11/2013 | De: eric

oi to usando a 10 dias parece que a mancha ta ficando mas branca ?

Re:Hipomelanose

Data: 08/02/2014 | De: Fabiana

Eu to me sentindo assim Jéssica. Eu estou usando a 4 dias e parecem que estão mais evidentes.

Hipomelanose

Data: 09/11/2013 | De: Igor

po eu tenho essas manchas faz anos , não posso usar camiseta regata tenho nas costas nos 2 braços , até o ante braço , só uso camisa de manga é horrivel , vou tentar esse clindoxyl gel não aguento mais ;ss

clindoxyl

Data: 31/10/2013 | De: eric

comprei a minha pomada clindoxyl gel hoje vou começar fazer o tratamento hoje , precisa de receita pra compra ela mas como eu conheço o dono da farmácia nem precisei da receita ,paguei 50 reais na pomada de 45 gramas, agora só conta com Deus e o tempo que vai da tudo certo daqui um mês eu relato os resultados pra vcs


se alguém quiser conversa com migo sobre o assunto aqui meu facebook eric_ferreira_28@hotmail.com

HIPOMELANOSE

Data: 24/10/2013 | De: Nete

Doutor, por favor faça um milagres científico para essa maldita doença, rsrsrs. Tenho essas manchas há sete anos e se espalharam pelas costas, nádegas, axilas, barriga, coxas, colo, enfim... Autoestima nem existe mais, ja tome um monte de "zol", ja usei dexametasona, uso Ureadin 10, entretanto, percebo a hidratação, mas não o escurecimento da pele. Detalhe: minha pele é negra, imagine o contraste... JURO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, os dermato dizem que o tratamento é hidratação, isso eu já faço! Por favor, se alguém já teve ou tem esse problema e fez/faz um bom tratamento PASSA O NOME, por favor! Muito obrigada!

Re:HIPOMELANOSE

Data: 25/10/2013 | De: eric

usa clindoxyl gel

Re:HIPOMELANOSE

Data: 24/01/2014 | De: Dai

Puxa, sei como é esse sofrimento, há anos com o mesmo problema. Idas e mais idas no dermatologista, gastos e gastos e nada de sumirem essas manchas. Usei o clindoxyl gel na região afetada, junto tomava banho com o sabonete sastid, bom depois de um mês começou a dar resultado, mas são vários tubinhos se a região afetada é ampla. Porém, nem se anime muito, elas sumiram por um tempo pequeno mas estão de volta, vou ter que refazer tudo outra vez pois não tem cura.

Hipomelanose

Data: 20/10/2013 | De: eric

pessoal essas manchas também aparecem no rosto?

Re:Hipomelanose

Data: 24/10/2013 | De: Nete

Oi Eric, olha, tenho uma colega que fica com o rosto e pescoço como se fosse pano branco, entretanto, isso acontece no final de semestre da faculdade, em seguida somem todas. Bom para ela pq as minhas já duram sete anos (apenas no corpo).

Re:Re:Hipomelanose

Data: 27/10/2013 | De: Karina

Olá Nete!!

Sim, tenho certeza. Fui em mais de 10 dermatologistas e todos diagnosticavam errado, até que este graças a Deus identificou certo. Como postei aqui, apenas usei o produto clindoxyl gel todos os dias a noite antes de dormir após o banho. E tomei alguns banhos de sol de no max 30 minutos, pois nao usei portetor para bronzear mesmo.

E isso... acredito que se vc tem essa doença também vai sarar, boa sorte!!!!

Re:Re:Re:Hipomelanose

Data: 31/10/2013 | De: Nete

Ok, Karina!!!
Vou comprar e vou fazer o teste. vou melhorar também!!!rsrs. Olha, muito obrigada pela dica, viu? Eu vou usar e volto aqui para informar o resultado a todos! Abração pra vc e mais uma vez obrigada!

Re:Hipomelanose

Data: 10/12/2014 | De: REGIANE

Oi, também tenho hipomelanose dorsal, no rosto tenho algumas manchas, mas meu dermato disse que no rosto não era a mesma coisa e sim pitiríase alba, e realmente pq as manchas são bem diferentes, tanto é que as do rosto somem com o tratamento e das costas não pq não tem cura.

hipomelanose

Data: 16/10/2013 | De: Karina

Gentee!! eu aqui novamente!!!

2 meses de tratamento com clindoxyl gel e banhos de sol, resultado??? SUMIRAMMMMMM
Estou mega feliz, e quero muito compartilhar com vcs e dizer que dá certo simmm, não imaginava que sairia tudoo e com algo tão simplesss!!!

Boa sorte a todoss!

Re:hipomelanose

Data: 24/10/2013 | De: Nete

Como é que é?!!!! Nossa, vc só pode estar brincando!!! Menina, que milagre foi esse?! Desculpe, mas vc tem certeza que suas manchas se tratavam de hipomelanose mesmo? Nossa que legal, vou anotar o nome aqui. Obrigada!

Hipomelanose

Data: 14/10/2013 | De: Kelly

Tambem tenho essas manchas horriveis já faz uns 4 a 5 anos que eu tenho elaas,eu tinha mais ou menos entre 14 e 15 anos quando elas começaram a aparecer,hoje tenho 18 anos,eu tirava ate fotos pra agencias de modelos,mais com essas manchas esta meio difícil agoora,amanha dia 15 de outubro de 2013 vou começar a passar essa pomada clindoxyl,muita gente fala dela,então acho melhor eu tentar algo porque essas manchas já estaão quase no meu corpo todo :X QUE DEUS NOS AJUDE GALERA,PORQUE SÓ QUEM TEM ESSAS MANCHAS,SABE O MAL PSICOLÓGICO que elas trazem pra GENTE, :/

Tratamento

Data: 02/10/2013 | De: Nanda

oi estou fazendo o tratamento com o gel e um comprimido e o tempo tambem e de 90 dia, onde aplico o gel esta descamando e agora parece que as manchas estao mais evidentes, queria saber se vcs estão tendo essa descamação da pele também?!

hipomelanose

Data: 29/09/2013 | De: neide

gostaria de saber quais as complicações para saúde se não tratarmos a hipomelanose, é só estética ou tem algum risco para o portador? Preciso de informações mais precisas, grata a quem puder responder pode ser por comentário mesmo.

Re:hipomelanose

Data: 29/09/2013 | De: Karina

Olá Neide

Se realmente for hipomelanose o único mal para saúde é estético e de fim psicológico mesmo, assim como voce disse tem vergonha de usar biquíni. Isto influencia muito na auto estima, portanto procure um dermatologista e fale dos produtos que voce ouviu falar, com o tratamento adequado as manchas sairão em 90 dias.

Bjss

hipomelanose

Data: 29/09/2013 | De: neide

eu tenho essas manchas e depois de muito pesquisar descobri q é hipomelanose, já pensei q era micose, pitriase e outras, mas elas surgiram quando comcei a usar cetoconazol, isso faz um nove anos, nas costas elas são sem descamação, mas as da barriga tem aspecto descamado e são amarronzadas, juntas com a de hipomelanose, tenho medo de um derma ficar passando remédio a toa, morro de vergonha de usar biquine, eolha q meu corpo é legal, não fosse as manchas, kkkk,só que tenho q ir ao médico pois sem receita não consigo tratamento.

Hipomelanose

Data: 16/09/2013 | De: Karina

Vim aqui para contar como está sendo meu tratamento que a pouco completou 30 dias. Estou passando a pomada clindoxyl gel todas as noites. Como não tem dado muito tempo para tomar sol, acabei pegando sol apenas umas 3 ou 4 vezes. Porém o resultado já é muiiitooo evidente. Estou muito feliz e vou continuar o tratamento até o 90 dia. Acredito que já até o segundo mês tenha sumido quase tudo. Confiem e façam o tratamento certinho que com certeza dará resultados!!!

Boa sorte!

Re:Hipomelanose

Data: 18/09/2013 | De: Henrique

Vou ver se começo com essa pomada semana que vem!

Boa Sorte Karina!

hipolemanose

Data: 14/09/2013 | De: seilma

Eu tbm tenho essas mancha é ourrivel, morro d vergonha de colocar um biquine!

Hipomelanose

Data: 15/08/2013 | De: Ilana Clemente

Gente descobrir agora essa doenca,mas estou confiante que com o uso do clindoxyl gel e sol eu tenha mellhoras.

Re:Hipomelanose

Data: 12/09/2013 | De: Luz

Estou fazendo uso do clindoxyl gel a duas semanas percebi uma melhora na região da barriga, ainda não do torax, vou completar o ciclo de 90 dias e banho de sol quando possivel. e estarei postando aqui o meu progresso.

Re:Hipomelanose

Data: 12/09/2013 | De: Luz

Oi Ilana, teve aluma melhora? Tambem estou usando o clindoxyl gel

Re:Re:Hipomelanose

Data: 03/10/2013 | De: Nadjane

cada organismo reage de formas diferente, até porque eu usei por muito tempo o clindoxyl gel não adiantou nada, agora eu estou usando, o sabonete Effaclar, e Azelan em Gel, pelo ou menos,nas minhas espinhas estão melhorando e as manchas acredito vai dar certo dessa vez.

Hipomelanose

Data: 07/08/2013 | De: Karina

Eu tenho essas manchas desde meus 12 anos, surgiram nas costas e depois no abdomen. Já fui em inúmeros dermatologistas e nenhum identificou a doença. Como sempre me incomodaram li muito a respeito na internet, e parece que o clindoxyl gel associado a exposição solar tem se mostrado eficaz. Vou começar hoje o tratamento, e vou atualizando vcs dos resultados.
Só a gente sabe o quanto é ruim tentar mil coisas e nada funcionar. Mas tenho fé que desta vez terei resultados. Estou na torcidaa!

Re:Hipomelanose

Data: 16/08/2013 | De: luciano

ola comecei 0 tratamento no dia 22/07 o tratamento usando 100 mg/dia de minociclina, juntamente com o gel e tomando frequentemente banhos de sol com o bronzeador dark tunning da australia gold , no adomem ja apresentou melhoras , porem no tronco anda nao muito,

Leia mais: http://www.drcaiorosahumaire.com/dermatologia-clinica-/hipomelanose-macular-progressiva/

HIPOMELANOSE

Data: 24/07/2013 | De: Lucas

Também convivo com a Hipomelanose a 8 anos e só essa semana encontrei um médico que soubesse de fato o que tenho. Infelizmente acredito que ele receitou o medicamento errado, pois não encontro nada na literatura falando sobre Epiduo Gel para isso. Receitou também tetraciclina. Estarei aqui também relatando meu tratamento. Comecei ontem, 23/07. Boa sorte a nós!

Re:HIPOMELANOSE

Data: 16/08/2013 | De: luciano

ola comecei 0 tratamento no dia 22/07 o tratamento usando 100 mg/dia de minociclina, juntamente com o gel e tomando frequentemente banhos de sol com o bronzeador dark tunning da australia gold , no adomem ja apresentou melhoras , porem no tronco anda nao muito,

manchas

Data: 23/07/2013 | De: shirley

é claro que o mais certo é ir ao dermatologista é a pessoa mais indicada a nos orientar porque estudou para isso ,fora que receita para conseguir pegar na farmacia só pode ser fornecida por um medico...MAS O TURMA SEM VERGONHA NÃO FAZ EXAME ALGUM DA O DIAGNOSTICO CONFORME O QUE ELES ACHAM E EM 8 ANOS NÃO RESOLVI MEU PROBLEMA...não é facil achar dermatologista conpetente quer souber de algum na região de jundiai por favor me informe

manchas na pele.

Data: 15/05/2013 | De: michelly frança d

Tenho essas manchas chamadas de pano branco desde adolescente ou melhor desde os 16 anos,hoje estou casada com filha e com 28 anos,e sempre tenho.ja fiz o tratamento com shampoo ,sabonete,gel e tudo mais.sai e depois volta,não aguento mais essa doença,havia um tempo em que eu não saia mais de casa por cota disso.toda roupa que compro tem que cobrir as costas,e é um tormento.será que alguém no mundo vai ter um dia a cura pra isso.pois é muito triste,só que agora nem me extresso mais,fingo que não estou vendo elas.aí consigo viver,mais sempre é nas costas e muitas.afff

hipomelanose

Data: 13/05/2013 | De: gg

olá gente tbm tenho essas manchas terríveis que acabam com nossa auto estima eu já fiz vários tratamentos e nada surti efeito moro no rio tomo sol pra caramba mas nem o sol dá jeito quando chega o inverno volta tudo de novo não sei mas o que faço...

Re:hipomelanose

Data: 13/05/2013 | De: Édio

Olá, eu fui diagnosticado com a Hipomelanose Macular Progressiva..
Usei aquele creme indicado neste artigo e mais Doxiciclina via oral e depois duns dois meses sumiu tudo!

Re:Re:hipomelanose

Data: 06/06/2013 | De: lidiane

vc achava q seu caso era pano branco, antes de descobrirem que era hipomelanose?

Hipomelanose

Data: 01/05/2013 | De: May

Olá,

Tenho essas manchas há algum tempo e estavam crescendo. Fui a 3 dermatologistas que me passaram remédio para fundos. Realmente eu tinha pitiríase versicolor, mas ja havia feito o tratamento e as manchas não sumiam. Na ultima dermatologista que eu fui ela me passou clindoxyl Gel para usar todos os dias a noite, e durante o dia usar o hidratante dermovance s, sempre apos o banho.
Estou usando há uns 2 meses e meio e ja sumiu uns 85%. A medica disse que não sumiu tudo ainda porq não tomo sol sempre e isso faz parte do tratamento.

Re:Hipomelanose

Data: 15/05/2013 | De: Rafael

Tenho essas manhas há muitos anos e vou começar a passar esse Clindoxyl Gel e um bom hidratante para tentar acabar com esse problema. Vejo em vários comentários pela internet que esse Gel junto com banho de sol e um possível hidratante estão fazendo efeitos positivos.

Espero ficar sem essas manchas logo logo.

Re:Hipomelanose

Data: 06/06/2013 | De: lidiane

e como vc está hoje? eu trato disso a anos q não consigo me livrar disso, poderia me ajudar, e dizer se isso do gel funciona mesmo, já tentei tantas coisas, que coloco fé em um novo tratamento, mais quando vou ver nada resolve, to ficando triste já com isso!

Hipomelanose

Data: 21/04/2013 | De: Mirelli

Ola,

Eu tenho essas manchas há uns sete anos, sempre procurei dermatologistas e eles sempre falavam que era outras doenças, mas essa semana fui eu outro medico ele deu o diagnostico de hipomelanose, ele disse que as células que produzem melanina estão adormecidas. Ele me receitou um acido retinoico em uma loção hidroalcolica, pediu para que eu tomasse sol. POrém já estou desanimada com o tratamento porque estou olhando outros relatos e não vejo niguem se tratando com acido.
Não suporto mais essas manchas, e sempre que fico com o emocional abalado ou estressada percebo que ela realçam mais.

Hipomelanose

Data: 09/04/2013 | De: Anônimo

Já tenho a mais ou menos 15 anos essas manchas. A uns 2 anos descobrir o que era. Fiz diversos tratamnetos para micose, durante muito tempo. Vou começar agora o meu tratamento com força total. Vou postando aqui o tipo de tratamento e os resultados. Abraço!!

Manchas

Data: 02/04/2013 | De: Mari Souza W.

Eu tenho estas manchas há uns 12 anos.
Já fiz diversos tratamentos e até parei de ir em clubes e praias por vergonha. Mas pelo o que estou lendo o sol ajuda a disfarçar e deixar a pele uniforme. Vou tentar.
Acho que o fato da mistura racial deve ser válida. Sou descedente de japoneses e tenho colegas descendentes que tbm tem estas manchas.
O médico que consultei me falou que tenho eczemátide. Faz 3 meses que faço o tratamento que ele me deu está surtindo efeito só agora: ele passou desonida 0,05% de 80g.
Se der certo aviso aqui.
Já passei clindoxyl gel só que me deu alergia, coceiras...Daí parei.
Abraços e boa sorte a todos!

Re:Re:hipomelanose

Data: 11/03/2013 | De: war

cara , comecei a tomar foi cetoconazol, tem alguma influencia?

Re:Re:Re:hipomelanose

Data: 16/08/2013 | De: luciano

cetoconazol e usado mais pra fungos

Manchas

Data: 06/03/2013 | De: Henrique

Estou com esse problema tem muito tempo...rsrsrs tda vez começo e paro o tratamento...agora peguei serio...vamos ver..estou usando a 2 semanas...porem estou morando em Curitiba e aqui não faz mto sol...torcer para o medicamento prescrito pelo medico dar certo..passo um medicamento de manha e um a noite antes de dormir.

É bom tomar banho de sol dee 10 mim e tomar banho rápido e não muito quente.

Abs.

Re:Manchas

Data: 11/03/2013 | De: www

cara também tenho, começou nas costas e agora ta indo pro abdomem

Re:Manchas

Data: 12/03/2013 | De: Vanessa

Oi, eu também sou de Curitiba e sol é um problema mesmo! Fiz o tratamento com o dr Caio Castro, muito bom, foi o único que resolveu meu problema, os outro ficavam tratando como micose e eu só gastava com tratamentos... Fica a dica! abs

Re:Re:Manchas

Data: 22/03/2013 | De: Henrique

hummmm to tratando com o Dr. Mauro Tornesi ta parecendo que ta melhorando vamos ver...rsrsrsrs onde fica o consultório deste Caio?

Obrigado

1 | 2 >>

Novo comentário