PANO BRANCO:fotos,imagens,sintomas e tratamento

PANO BRANCO (Pitiríase Versicolor)

O “PANO BRANCO” (Pitiríase versicolor) é infecção fúngica superficial,caracterizada por mudanças de pigmentação da pele devido à colonização da pele por um fungo, da flora normal da pele conhecido como Malassezia furfur.

O “PANO BRANCO é também conhecido como tínea versicolor, dermatomicose furfurácea e tínea flava. Embora possua distribuição universal, é mais comum nos trópicos. Pensava-se numa doença pós-puberal; entretanto, evidências mostraram que o pano branco não é incomum em crianças.

Atualmente, avanços terapêuticos estão sendo realizados no tratamento dessa infecção, como a substituição de antifúngicos tópicos por sistêmicos.

O PANO BRANCO é mais prevalente nos trópicos, com incidência de 40%, mas também é comum nas áreas temperadas. Ocorre em ambos os sexos e em todas as raças, e apresenta distribuição variável segundo a faixa etária, verificando-se a maioria dos casos em adultos jovens e pós-púberes, e sendo seus fatores predisponentes mudanças hormonais e/ou o aumento da secreção de sebo.Culturas quantitativas têm mostrado números bem maiores desse fungo em crianças abaixo de um ano de idade e nos pré-púberes. A susceptibilidade em crianças é maior do que inicialmente se acreditava. Há um estudo confirmando cerca de 4,9% de casos em crianças entre cinco meses e 13 anos de idade.

Pacientes com PANO BRANCO geralmente apresentam múltiplas lesões no tronco, com regiões intercaladas de pele normal. As lesões podem também surgir no pescoço e extremidades superiores proximais. Sua distribuição normalmente é paralela à das glândulas sebáceas, com ocorrência maior no tórax, dorso e face. Entretanto, as lesões são encontradas em maior número no dorso. As que se localizam na face são mais comuns em crianças (incluindo recém-nascidos e lactentes) do que em adultos.Um estudo revelou lesões na face de crianças portadoras de Pano branco em aproximadamente 32% dos casos,comumente vistas na margem do couro cabeludo, como máculas acrômicas ou hipopigmentadas, escamosas e de pequena dimensão. Raramente, as lesões ficam limitadas aos membros inferiores, fossa poplítea, antebraço, axila, pênis/genitália,  ou em área de radioterapia. A distribuição também ocorre em áreas normalmente cobertas por roupas, enfatizando a teoria de que a oclusão das glândulas tenha um papel nessa doença. As lesões podem ser hipo ou hiperpigmentadas, avermelhado ou marrom-escuro.

O diagnóstico diferencial inclui outras entidades que levam à despigmentação cutânea, em particular o vitiligo e a pitiríase alba.

DIAGNÓSTICO PANO BRANCO:

O diagnóstico é realizado pelo médico dermatologista pela clínica,podendo tambem ser realizado o exame micológico da lesão e do exame com lâmpada de Wood, possibilita o encontro do agente causal, bem como determina a extensão das lesões

TRATAMENTO PANO BRANCO (PITIRIASE VERSICOLOR)

O tratamento Do Pano branco  pode ser feito com grande número de agentes que estão divididos em dois grupos: tópicos e sistêmicos.

A – Agentes Tópicos

Nesse grupo o agente mais frequentemente usado tem sido o sulfeto de selênio 2,5% a 5% na forma de xampu aplicado uma vez ao dia. O tratamento deve ser realizado durante período que varia de sete a 14 dias ou mais, algumas vezes indefinidamente.

B – Agentes Sistêmicos

ß Cetoconazol por 10 dias. A taxa de cura é alta (de 90 a 100%). O risco de

hepatotoxicidade existe e tem sido calculado em 1:500.000

pacientes que receberam cetoconazol oral por curto tempo (10

dias).

ß Fluconazol  por três semanas.

ß Itraconazol por sete dias. Trata-se de uma droga bem tolerada. Quando há indicação para uso prolongado, mais de sete dias, alguns efeitos gastrointestinais podem manifestar-se. Cefaléia,

náusea e dor abdominal são efeitos colaterais possíveis em 7% dos casos.

ß Terbinafina. A terbinafina oral é efetiva contra muitas dermatofitoses, mas não no tratamento da PV. Talvez porque não atinja concentração suficiente na camada córnea. Já a terbinafina tópica mostrou-se eficaz no tratamento da infecção pela M. furfur

Bibliografia:OLIVEIRA JR: MAZOCCO VT:STEINER D; PITIRÍASE VERSICOLOR.An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 77(5):000-000, set./out. 2002.

FOTOS PANO BRANCO/IMAGENS PANO BRANCO:

Tópico: PANO BRANCO

Data: 13/09/2014 | De: danny wiz

estou com pano branco o que eu faço?

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Pessoal, não adianta tomar remédio e não tomar sol! É fundamental, acompanhando o tratamento sistêmico e tópico, literalmente "TORRAR NO SOL", ou seja, banho de sol TODOS OS DIAS! E ir á pria, pelo menos aos finais de semana! Também o tratamento desse problema é PARA SEMPRE, ou seja, deve-se usar pomadas, sabonetes, xampus para essa doença TODOS OS DIAS. Com relação aos medicamentos, TODO mês deve ser feito uma prevenção, assim, deve-se usar os remédios por alguns dias, isso o dermatologista vai receitar. Infelizmente, a GUERRA contra o pano branco é para sempre, mas esse problema pode ser CONTROLADO.

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Para a pele voltar a ter cor uniforme, demora de 06 meses a um ano.

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Refiro-me à praia pois é um lugar muito mais fácil de pegar bronzeado. Quando a pele para de coçar e de escamar (ou diminui consideravelmente) significa que os fungos estão morrendo, dessa forma, é preciso estimular a pele a produzi pigmentação.

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Uma última coisa: quando forem ao dermatologista, EXIJAM que ele faça o diagnóstico com a LÂMPADA DE WOOD, pois, infelizmente, existem médico que gostam de fazer diagnósticos usando a técnica do "OLHOMETRO" e isso, para o pano branco não é nada bom ,uma vez que essa doença pode ser confundida com outras, cujo tratamento é muito diferente. Além disso, o pano branco pode provocar o surgimento de outras doenças e agir junto com elas, por isso a importância do diagnóstico usando a LÂMPADA DE WOOD. Existe da mesma forma o EXAME LABORATORIAL que consiste na retira de uma AMOSTRA da pele através de raspagem. Isso vai diagnosticar definitivamente qual é a doença de que sofre a pele. Sou estudante de medicina. Obrigado.

Re:Re:Tratamento

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Esqueci de uma coisa: ALIMENTAÇÃO. É fundamental uma alimentação saudável, pois essa doença ocorre em peles oleosas. Também a boa alimentação e atividade física ajudam na manutenção e no fortalecimento do sistema imunológico.
Quero acrescentar que o sabonete (usado diariamente) deve ser para pele oleosa e antiséptico e o xampu (usado diariamente) deve ser anticaspa.

Data: 11/09/2014 | De: Rafael de Oliveira Dias

Depois que a ANVISA proibiu aquelas máquinas de bronzeamento, ficou bem mais difícil trara dessa doença. Antes, quando era permitido, os pacientes usavam cetoconazol e faziam essas seções de bronzeamento. Agora, é necessário tomar bastante sol diariamente (claro, acompanhado dos medicamentos) e ir bastante á praia.

mancha na pele pano branco

Data: 16/07/2014 | De: claudia

mjnha filha tem isso já coloquei remédio e nada

Data: 09/07/2014 | De: nathy

Eu tmbm to com medo

Data: 08/07/2014 | De: synarah silva

, ouvir dizer que a pomada de Iruxol ' colagenase/clorafenicol serve para cura de pano branco isto é mito ou posso considerar que seje verdade ?!