PEDICULOSE / PIOLHO

 

pediculose,piolho,fotos pediculose,fotos piolho,tratamento piolho,tratamento pediculose,pente fino,vinagre,permetrina,dermatologista,como matar piolho,piolho como acabar,sonhar com piolho,acabar com piolho,matar piolho,lendeas e piolho,pente para piolhos

 

Pediculose é uma enfermidade que vêm sendo descrita desde os tempos mais remotos até os dias de hoje, sendo considerada um sério problema de Saúde Pública em todas as Américas. Pode-se encontrar dados dessa enfermidade na Bíblia como sendo a terceira praga descrita por Moíses. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas estejam infestadas por piolho (Mumcuoglu et al., 1990). Segundo Chosidow (2000) na França mais de 49% de crianças estão positivas para piolho, 20% em Israel, e nos Estados Unidos das Américas estima-se que cerca de 6-12 milhões de pessoas se infectam por ano. No Brasil a pediculose atinge cerca de 30% das crianças em fase escolar. Basicamente o homem é parasitado por 03 tipos de piolho: Pediculus humanus capitis, piolho da cabeça; Pediculus humanus corporis, piolho do corpo, vulgarmente conhecido como muquirana e Phthirus pubis, piolho da região pubiana ou chato como sendo o nome vulgar.

A pediculose é uma doença muito comum na infância, causada por Pediculus humanus capitis, um ectoparasita que desenvolve todo o seu ciclo de vida no ser humano, alimentandose de sangue. Freqüentemente observam-se lesões provocadas por coceira no couro cabeludo e que podem produzir complicações, como infecções bacterianas, micoses e em casos mais graves, miases. Embora sem comprovação, pensa-se que os piolhos da cabeça sejam vetores potenciais de riquetsias e outros microorganismos.

O piolho é um Artrópode da classe Insecta, ordem Phthiraptera e subordem Anoplura, possui o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de patas presas ao abdome, não possuem asas, são ápteros, com desenvolvimento hemimetabólico, passando pelas seguintes fases: ovo (lêndea), ninfas de 1º, 2º e 3º estádios e adultos machos e fêmeas. É um inseto hematófago, se alimenta de sangue, e por isso acarreta sérios problemas de saúde para o ser humano.

Seu ciclo de vida se completa em 30 dias, podendo viver de 01 a 03 meses. Dados da literatura afirmam que o piolho pode sobreviver até 03 dias sem se alimentar (Burkhart, 2003), a fêmea pode colocar até 300 ovos durante sua vida, com média de 7 a 10 ovos diários, dependendo das condições de temperatura, umidade e pH de seu hospedeiro, dentre outros fatores. Esses ovos (lêndeas) são presos por uma substância acinzentada e desta forma garante assim a fixação nos hospedeiros.

Dentre os aspectos morfológicos que diferencia os estágios evolutivos, podemos encontrar para os estágios de ovos, o tamanho, que é menor que 1,0 mm de diâmetro, e pode eclodir entorno de 10 dias, originando as ninfas que se tornam adultas em aproximadamente 10 dias, após passarem por 03 estágios de ninfas com as suas respectivas ecdises/mudas.

As ninfas podem ser diferenciadas em função do tamanho, já entre os adultos, além da diferenciação do sexo com a presença do edeago, aparelho reprodutor dos machos, encontramos também diferenciação entre os tamanhos: Pediculus humanus capitis: macho medindo de 2,4 a 3,6 mm de comprimento e fêmea medindo de 2,4 a 3,3 mm de comprimento; Pediculus humanus corporis macho medindo de 2,3 a 3,0 mm de comprimento e fêmea medindo de 2,1 a 3,3 mm de comprimento (Pessoa & Martins, 1982).

Um outro aspecto que pode ser levado em consideração para a diferença entre as espécies é o local da parasitemia. O P. h. capitis parasita o couro cabeludo e a fêmea faz postura no fio de cabelo, enquanto o P. h. corporis parasita o corpo, e a fêmea faz postura na dobra das roupas.

Embora a literatura afirme que a infestação esteja associada a péssimas condições ambientais, é importante mencionar que qualquer pessoa independente da classe social, sexo, raça, credo ou cor pode ser infestada por piolhos (Barbosa et al., 1998). Isso se deve a fácil e rápida transmissão entre pessoas, pois é devido ao contato com pessoas Infestadas que ocorre a transmissão, ou seja, compartilhando os mesmos objetos, tais como: boné, escovas, roupas, presilhas, etc, o que é bastante comum em crianças na fase escolar. Logo, é onde encontramos as maiores taxas de prevalência e incidência da pediculose, sendo que as

meninas apresentam um percentual de significância maior quando comparadas aos meninos (Barbosa et al., op cit).

O primeiro sinal de infestação é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região atrás da orelha e na nuca. Isso se deve a reação das enzimas anticoagulante e anestésico que o piolho injeta no local da picada, desta forma o seu hospedeiro não sente dor e o sangue não coagula no abdome do inseto.

Devido a essa coceira o hospedeiro acaba abrindo feridas no couro cabeludo, o que é porta de entrada para infecções oportunistas bacterianas,Tais como estafilocócicas, levando a um quadro de impetigo (Chew et al., 2000).

O piolho foi o causador de alta mortalidade durante a Primeira Guerra Mundial, matando cerca de 10 a 20 mil soldados. Dentre as enfermidades transmitidas pelo piolho, podemos encontrar: Tifo Exantemático cujo agente etiológico é um microorganismo do gênero Rickettsia, descrito por Rocha Lima (que sofreu também desta enfermidade), como Rickttsia provazekii em homenagem a Ricketts e a von Prowazek, dois eminentes cientistas que morreram de tifo quando faziam investigações sobre o mesmo (Cerqueira Falcão, 1966).

Febre das Trincheiras – Febre dos cinco dias é outra rickettsiose, cujo agente etiológico é a Rochalimae Quintana E uma outra enfermidade conhecida como Febre Recorrente ou Febre Recorrente Epidêmica, cujo agente etiológico é Borrelia recurrentis.

 

TRATAMENTO PEDICULOSE / TRATAMENTO PIOLHO

A pediculose também pode levar a um quadro anêmico, devido a alta hematofagia feita pelos piolhos, ou até mesmos a quadros de miíases, infestações provocada pela presença de larvas de moscas no local da picada. Vários medicamentos são disponíveis no mercado para a pediculose, dentre eles destacam-se o uso de produtos a base de organofosforados e piretróides (deltametrina e permetrina). Nenhuma dessas drogas são eficazmente seguras, pois podem apresentar grandes efeitos colaterais em pacientes portadores de asmas ou problemas respiratórios. A permetrina, por exemplo, não deve ser administrada em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a resistência que os piolhos vêem apresentado a esses produtos, principalmente no que concerne aos piretróides e permetrinas, fato observado em toda parte do mundo.

 

Medida Caseira

A população tem usado qualquer medida para acabar com o piolho, como exemplo, pode-se verificar o uso de produtos extremamente tóxicos, como neocid, querosene, gasolina, etc... Considerados como inseticidas não convencionais, pois podem levar o indivíduo ao óbito.

Algumas alternativas de baixo custo vêm fazendo com que a população encontre medidas alternativas para o combate a pediculose, como receitas caseiras que são utilizadas para tentar eliminar essa praga. Dentre elas observa-se o uso de vinagre, água salgada ou xampus feitos a base de ervas vulgarmente conhecidas como Boldo (Plectrantus barbatus), Melão de São Caetano (Momordica charantia L) e Arruda (Ruta graveolens).

Embora extremamente promissor pouco ou nada se sabe sobre o real efeito dessas plantas no combate ao piolho, além de dados puramente empíricos, ou seja, relatos da própria população sobre a eficácia dos mesmos. Medida Educacional É ainda indiscutível o uso de pente fino para o combate a pediculose,

medida que é milenar, pois eles retiram os adultos (machos e fêmeas), ninfas e às vezes algumas lêndeas. Talvez daí possa explicar a existência de um pente fino em quase todas as embalagens de produtos feitos para combater o piolho.

Com o objetivo educacional para combater o piolho, foi criado no Departamento de Biologia do Instituto Oswaldo Cruz um Programa Educacional conhecido como Disque Piolho que é uma atividade prestadora de serviço, realizada pelo Núcleo de Parasitologia, que têm por objetivo esclarecer à população sobre a biologia do inseto e as conseqüências de sua infestação, além de resgatar o uso do pente fino e alertar a população sobre os perigos do uso indiscriminado de produtos químicos e tóxicos.

Através do Disque piolho são agendadas palestras gratuitas em creches, orfanatos, escolas e comunidade para crianças, pais e professores. Ao final da palestra, as crianças têm a oportunidade de visualizarem os piolhos nos microscópios e lupas, equipamentos que fazem parte do Kit-Piolho.

Após a palestra, quando há interesse da escola em realiza um trabalho mais direcionado, é marcado o Dia da Catação, quando a sala de aula se transforma em um verdadeiro salão de beleza; cada criança se penteia com seu próprio pente fino, que é distribuído gratuitamente pela equipe. Com isso os pesquisadores não só verificam as crianças positivas para pediculose como coletam as espécies de piolhos que são levadas para estudo de laboratório.

Como resultado desse Programa Educacional Barbosa & Pinto (2002) apresentam dados reducionais de infestação por piolhos em crianças em fase escolar no Rio de Janeiro.

 

Bibliografia: Barbosa,JV:Pinto,ZT; PEDICULOSE NO BRASIL. Entomol. Vect. 10 (4): 579-586, 2003

 

 

IMPORTANTE.

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

 

FOTOS PEDICULOSE / FOTOS PIOLHO:

 
 
 

 

 

 

PEDICULOSE CORPORAL:

 

PEDICULOSE PUBIANA:

 

 

 

Tópico: PEDICULOSE

Data: 06/01/2015 | De: katia

EU tenho piolho

Data: 03/01/2015 | De: nanda

EU tenho piolho mais.eu nao deichva a mina Irina tira agora.eu vou deicha

pediculos pubis

Data: 20/11/2014 | De: kate perry

eu tenho tanto piolho que eles passa ate pra cabeça dos outros!!!

piolho

Data: 10/11/2014 | De: fatima

O piolho chato causa quedado cabelo?

pediculose

Data: 17/09/2014 | De: margapanka

Hoje já existem comprimidos para acabar com essa
doença, basta ir ao medico ou pediatra e pedir a receita

PIOLHO

Data: 30/01/2014 | De: SILVANA

E MUITO BOM

piolho

Data: 27/12/2013 | De: luana

Minha prima e uma piolhenta o piolho mora na cabeca dela a mais de 3 anos ja e da familia credooooo ,.

piolho

Data: 19/12/2013 | De: susana

barbosa,acaba com piolho e lendias.

piolho

Data: 01/12/2013 | De: stefany

alguem me ajuda ja fiz de td pra essas merdas acabarem e nada.... ate gasolina eu passei,enfim ja estou com minha cabeca lotada de feridas ondem sangram,e nao da nem.pra lavar a cabeca devido as feridas me ajudem :'(

Re:piolho

Data: 11/08/2014 | De: Daniele

Toma vermectina, é tiro e queda!

piolho

Data: 21/11/2013 | De: Ana

Eu tenho nao sei oque faço pra tirar me ajudem :(

piolho

Data: 25/09/2013 | De: samara

o piolho vive moreno mas tem mais nao da mesmo eu mato e ven mais que saco

pioenta

Data: 17/07/2013 | De: anonima

não aguento mais tantos piolhos nessa minha cabeça, já fiz de tudo para acabar com ele, já até raspei a cabeça e nada de acabar com essas pestes, botei veveno para todos os tipos de insetos mais esses piolhos venceram, ele nem siquer desapareceram, iagora o que faço???meu cabelo pareçe até Pó de farinha de tantas lendias e tem ums 500 piolhos em um so fio de cabelo.socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re:pioenta

Data: 25/09/2013 | De: samara

pra voce pasa pimenta e sal a minha amiga javeis isso voce nao vai ter mais piolho

piolho

Data: 09/07/2013 | De: denise

aqui na minha casa, estamos todos infectados por esta peste.ja fiz de tudo, escova progressiva, marroquina,tingimento mas nada acaba com o piolho.o que devo fazer sem ter que cortar o cabelo de todo mundo? denisesilva2013@yahoo.com.br

piolho

Data: 12/06/2013 | De: iza

Eu sei que vinagre sempre deu bons resultados mas coca cola nao. Mas vou testar pois minha filha de seis anos ta cheia d piollho ja usou de tudo. Nao custa tentar

piolho

Data: 24/05/2013 | De: Ester

Uma idéia muito boa contra piolhos é fazer escova nos cabelos das meninas no salão é uma beleza some tudo!

Re:piolho

Data: 25/12/2013 | De: Marcos

Vai tudo pro cabelo dos outros????
Use tiabenzol ( FOLDAN SABONETE ) E VA A UM DERMATOLOGISTA QUE É MAIS RAPIDO BARATA E NAO SE INTOXIC COM TENTATIVA E ERROS..

MARCOS

Pediculose

Data: 11/05/2013 | De: Gabrielly Karolliny

Queria saber qual o melhor tratamento para a pediculose corporal minha irmã de apenas 2 anos
e está doente

Re:Pediculose

Data: 25/09/2013 | De: samara

a pasa pimenta e sal vai sai tudo a minha amiga ves saio tudo de pois passa pente fino more tudo voce vai pira quando a sua irma nao vai ter piolho
ta amiga beijo linda

o melao será que mata moluscum contagioso

Data: 29/04/2013 | De: roseli

como matar o moluscum contagioso sera que ele serve?

piolho

Data: 20/04/2013 | De: piolho chato na aula

eu nao aguento mas pasar vergonha na escola
quero ajuda por favor
alguem pode me ajudar minha colegas nao falam mas com migo pq tenho mas piolho do que cabelo quem poder me ajudar graças

Re:piolho

Data: 11/06/2013 | De: manuela

posso te ajuda sim conheço uma remedio que tira tudo

piolho

Data: 20/04/2013 | De: taylane

kkkkkkk conheço uma menina que tem5anos e elatem muitas lendias e piolho ela mora em mg kkkkkrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrrssrrsrrssrsssrssrrsrsrswrsrsrsrsr

piolhos

Data: 18/04/2013 | De: tagwfw

nossa nunca tinha ouvido falar q tinha no suvaco nossa nossa viu rs

piolho

Data: 15/04/2013 | De: anonimaa

Minha sobrinha tinha piolho ela pegou na creche ela chheegou em casa cheio de piolhoo

e aii a minha mae pegou minha mae tta toda hora matando esses pestiinhas[


#Tenho Medo Dee Pegaar

À todos que estão com os piolhos

Data: 15/04/2013 | De: elizabeth

Cansada de sofrer com minhas filhas com piolhos, na idade escolar e gastar com remédios, shampoos e sabonetes contra os bichos e nada resolvia, usei uma receita maravilhosa que acaba imediatamente. Pasmem: Compre uma latinha de coca-cola (não é propaganda), sem gelo e com um algodão vá passando por todo o couro e cabelo. Deixe agir mais ou menos meia hora. Com o auxílio de um pente fino e de papel toalha, vá passando o pente no cabelo e limpando no papel toalha. VC vai ficar impressionada com a quantia de tranqueira que vai sair da cabeça da pessoa. Passe até limpar todo o cabelo. Depois de 21 dias repita o processo para o caso de nova desova. Um abraço. bethmarciliano@hotmail.com. BOA SORTE A TODOS.

Re:À todos que estão com os piolhos

Data: 15/05/2013 | De: priscila

serio que resolve minha cunhada esta cheia dessas tranqueiras vou fazer o teste .obrigada

perigo de certos medicamentos

Data: 05/04/2013 | De: gleice

Há muitos anos minha filha pegou piolho em uma escola particular, apesar de ela ser muito asseada. Foi difícil pois ela tinha muito cabelo e nada adiantava, pente fino, vinagre, shampoos mais comerciais.
Quando apliquei um shampoo recomendado pela médica do ambulatório da empresa que tb. era dermato., houve uma forte reação alérgica e se não ajo rápido minha filha teria ficado cega. Tive que deitá-la no chão do banheiro para retirar shampoo sem escorrer nos olhos.

piolhos e lendeas

Data: 24/03/2013 | De: Roberta Rebeka

na escola que minha filha estuda,todas as crianças estão empestada de piolhos e professores falam que não podem fazer nada....

PARAZINTA

Data: 24/03/2013 | De: SYYYMONY

OLA MEU NOME É SYMONY TENHO UMA FILHA DE 2 ANINHO E VIR UMAS COISA NO CABELO DELA BRACO MAS NÃO É LENDIA GOSTARIADE SABE O QUE PODE SER ISSO MIM AJUDE POR FAVOR OBRIGADA

Re:PARAZINTA

Data: 02/05/2013 | De: Gaby

Bom Ou pode ser Lendia Ou tbm pode ser Caspa ! Se vc ou sua Mulher prendem o cabelo dela Molhado aii da caspa =] Espero ter Ajudado

piolhinho

Data: 24/03/2013 | De: karllos

TENHO UM CASAL DE PIOLHO HA ALGUNS MESES E NÃO ACABO C/ ELES DE JEITO ALGUM...O IBAMA ME MULTA. GOSTO DE PRESERVAR A NATUREZA.KKKKKKKKKKKKK

piolho

Data: 21/03/2013 | De: estefany

tira todos os piolho da miha cabesa pu favor

piolho no suvaco

Data: 11/03/2013 | De: jessica eduarda

No suvaco vey eitha lomba

ideota

Data: 06/03/2013 | De: sara

que tipo de piolho e esse mas e engraçado o piolho no suvaco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

espinhas pequenas que coçam por todo o corpo

Data: 26/02/2013 | De: cristina

o que fazer? as pessoas que conheço tambem estão assim, dizem que é sarna.

piolho

Data: 23/02/2013 | De: virgínia

um homem desse jeito que nojo!nem que fosse o último homem da face da terra .

LENDEAS E PIOLHOS

Data: 15/02/2013 | De: MATHEUS

A MINHA IRMÃ TEM PIOLHO ELA PEGOU NA ESCOLA DELA 11/02/2013 ELA FOI PRA ESCOLA COM A CABEÇA LIMPA E QUANDO EU FUI BUSCA ELA VOLTOU COM A CABEÇA SUJA... AI NO OUTRO DIA MINHA MÃE BATEU NELA POR QUE MINHA MÃE MANDOU ELA FICAR LONGE DAS COLEGAS POR QUE AS COLEGAS TEM PIOLHOS E LÊNDEAS..AI MINHA MÃE PEDIU PRA ELA FICAR BEM LONGE DAS COLEGUINHAS DELA ... THAU... MATHEUS E JHENNIFER

Re:LENDEAS E PIOLHOS

Data: 15/02/2013 | De: PEDIATRA

POIS EU CONCORDO COM A SUA MAE ELA DEVE FICAR BEM LONGE DAS COLEGAS DELA... PARABENS PARA A SUA MAE...
PEDIATRA.DR RAISSA
MINISTERIO DA CRIANÇA E DAS PESSOAS QUE TEM PIOLHO...
PEDIATRA....RAISSA BJS

PIOLHO

Data: 15/02/2013 | De: RAYLANE

EU TENHO PIOLHO E MINHA FAMILIA TEM............KKKKKKKKKKKKKKKKK

PIOLHOS

Data: 11/02/2013 | De: JANE

TENHO UM CASAL D FILHOS EM IDADE ESCOLAR ,NÃO TINHA JEITO DE ACABAR COM OS PIOLHOS USEI VÁRIOS XAMPUS E NADA ,FUI NUMA FÁRMACIA E ME INDICARAM UM COMPRIMIDO ,FOI TIRO E QUEDA . NUNCA MAIS PIOLHOS!!!

piolho

Data: 01/02/2013 | De: nailza

gostaria de ajudar as mâes que sofrem com seus filhos que tem piolhos realmente são pragas que multiplicam o remédio é REVECTINA,vende de 4 ou 2 comprimidos,acaba com todos eles ficam seco,e não pega mais,esperiência própria ,se com 6 meses pegar toma de novo,é simplismente remédio de verme.

piolho na escola

Data: 31/01/2013 | De: ivoni

por favor me mande o sait para eu passar para a escolinha da minha neta e gostei das fotos

Re:piolho na escola

Data: 09/03/2013 | De: bruna rauber

eu tenho piolho eu peguei da larrissa tomasoni mas se minha mae me pege comendo eles ela me esgoela

Re:Re:piolho na escola

Data: 09/03/2013 | De: leticia almeida

quando minha mae tira piolho da minha cabeca ela diz eu vo faze voce come eles entao eu falei pra ela va to ma no cu piolhenta !um beijo para todos os piolhentos amo voces adoro ter piolhos porque eu peguei da bruna jacomeli

Re:Re:Re:piolho na escola

Data: 09/03/2013 | De: brenda de oliveira

credo que minina otarian gosta de te piolho numca quero se amiga dela

senhor o que que isso

Data: 29/01/2013 | De: diego

deus que ajude essas pessoas

Re:senhor o que que isso

Data: 15/02/2013 | De: SENHOR JESUS

POIS EU CORCORDO COM ESSA PESSOA NUS AJUDE...

chato parasita sexualmente transmissivel

Data: 17/01/2013 | De: santos minerin

isso e muita falta de igiene quanto no homem ou na mulher.acho que as pessoas poderiam escolher bem os seus parceiros.temos qe nos cuidar.principalmente a juventude.logico na hora h.ta tudo muito bom.mais e as concequecia vem depois.cuide se por favor.belezzzz o minerin

piolho

Data: 25/12/2012 | De: kailane

Que nojo eu tinha nao tenho mais

PIOLHO

Data: 23/11/2012 | De: ELLEN

NOSSA EU NAO SABIA QUE TEN PIOLHO ATE NO SUVACO

Re:PIOLHO

Data: 23/11/2012 | De: LU

MINHA FILHA TEN MAS NUCA ACABA

Re:PIOLHO

Data: 23/11/2012 | De: LU

EORRIVEL NE

Re:Re:PIOLHO

Data: 25/12/2012 | De: Olivia

É muito horrível

Re:PIOLHO

Data: 25/12/2012 | De: Olivia

Que horrivel nao queria pegar

piolho

Data: 22/11/2012 | De: andriele

eu tenho

Piolho

Data: 04/09/2012 | De: Carol

Qual a diferensa entre piolho e muquirana

Re:Piolho

Data: 25/12/2012 | De: livia

Não sei

Novo comentário