ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

 

 O QUE É ROACUTAN, EFEITOS DO ROACUTAN,EFEITOS COLATERAIS ROACUTAN, INDICAÇÕES ROACUTAN E DOSE ROACUTAN :

 

Muitos sofrem com a  acne e tendem a isolar-se da sociedade e não se socializar com os seus amigos. Porquê? Porque pacientes com acne são cronicamente doentes com sentimentos de depressão, vergonha e ter uma má imagem corporal. Isso então leva a frustração, raiva e depressão grave. Estes efeitos psicológicos negativos podem ter um impacto muito pesado sobre um indivíduo, que por sua vez irá desencorajar-los de perseguir oportunidades da vida social.

O que é  Roacutan?

Trata-se de um medicamento usado em casos graves de acne. Seu princípio ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A. Sua ação é baseada principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, bem como controlar as bactérias que causam a acne.

Em alguns casos, o tratamento com o medicamento roacutan (isotretinoina) pode se estender por até 8 meses e deve ser obrigatoriamente prescrito por médicos dermatologistas. Trata-se de uma medicação extremamente eficaz, mas que pode provocar problemas sérios.

A isotretinoína (roacutan} é empregada, com particular interesse, no tratamento da acne cística e nodular (Saurat, 1997) e em outros tipos de afecções cutâneas (como por exemplo, pitiríase rubra, queratose e lúpus eritematoso), de forma experimental (Marcus, Coulston, 1996; White,1999; Drugdex, 2001). A acne é uma enfermidade inflamatória dos folículos pilossebáceos da face, das costas e tórax cuja expressão clínica é dependente de vários fatores.

Habitualmente aparece na puberdade, quando a estimulação androgênica promove a hiperprodução de sebo, com hiperqueratinização folicular, colonização por bactérias gram-positivas (Propionibacterium acne) e inflamaçãolocal.

O uso oral de 0,6 a 0,75 mg/kg/dia de isotretinoína (roacutan) por 16 a 35 semanas produz excelente resposta em 90,4% dos pacientes com acne vulgar. Estes resultados foram comprovados por Al-Kahawajan em 1996, em um grupo de pacientes dos quais 56% apresentavam acne moderada resistente à terapia convencional e 14% apresentavam acne cística nodular, sendo que em ambos os casos houve completa remissão da doença.

A maioria dos efeitos adversos envolvendo o uso de retinóides, inclusive a isotretinoína, está relacionada à pele e membranas mucosas, sistema nervoso, músculoesquelético, hematopoiético e linfático, gastrintestinal, cardiorespiratório e geniturinário. Por ser altamente teratogênica, quando administrada no primeiro trimestre de gestação, a isotretinoína pode ocasionar abortos espontâneos ou má formação do feto, sendo estes efeitos também observados quando a gestação ocorre dentro de quatro meses após o término do tratamento (Bigby, Stern,1988; Lebowitz, Berson, 1988; White, 1999). Cerca de 25% dos pacientes em tratamento com isotretinoína apresentam elevação do nível plasmático de triglicérides. A isotretinoína pode provocar ainda uma leve queda da concentração plasmática de HDL colesterol e aumento de LDL e VLDL colesterol. As alterações nos níveis séricos de triglicérides e colesterol são reversíveis com a interrupção do tratamento, normalmente os efeitos colaterais regridem com a interupção da medicação.

Cuidados a serem tomados:

1- Evitar ingestão de alimentos gordurosos;

2- Uso em pacientes acima de 16 anos, ou em quem não quer mais crescer;

3- Nas mulheres em idade fértil, uso de método contraceptivo eficaz (ideal 2 métodos);

4- Fazer exames de sangue para controle antes do início e a cada 1 ou 2 meses de uso da medicação;

5- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

6- Exposição solar apenas com proteção adequada;

7- Usar hidratantes labiais;

8- Não tomar antibióticos do grupo da tetraciclina ou derivados.

 

Outras particularidades do fármaco justificam estes cuidados, que também pode trazer efeitos colaterais leves e contornáveis. São eles:

- Ressecamento dos lábios (em todos os casos);

- Elevação dos níveis de triglicerídeos/colesterol;

- Ressecamento das mucosas nasal e ocular (menos comum);

- Alterações das enzimas hepáticas.

 

Mesmo com isso o tratamento com isotretinoína oral é seguro, quando feito um bom controle (exame clínico e laboratorial) pelo médico responsável e com resultados satisfatórios.

 

Qual a diferença entre o original, o genérico e o similar?

O original é um remédio novo lançado por um certo laboratório.

O similar é um medicamento igual ao do laboratório que o inventou, só que fabricado por outro. Só podem ser fabricados quando a patente é quebrada. Eles passam por testes de bioequivalência, o que quer dizer que foi assegurado que ele terá os mesmos efeitos. Pode ser trocado pelo original.

O similar, como o nome diz, é um remédio parecido. Geralmente tem os mesmos princípios ativos. Roacutan, o genérico e o similar são tratamentos via oral que só podem ser receitados por um médico especializado em dermatologia.
 

 

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Tópico: ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

Terminino do tratamento

Data: 10/02/2014 | De: James

Quais os cuidados que devo ter depois do termino do tratamento com roacutan? Quais os cuidodos e evitar comer oque?

Re:Terminino do tratamento

Data: 10/02/2014 | De: James

Se poder me passar por whatsapp quem souber eu agradeço dês de já +55 95 8105-9767

roacutan

Data: 31/01/2014 | De: luciana

eu tenho lupus, mais queria tomar roacutan!!! sera que posso???

roacutam

Data: 27/01/2014 | De: fabi

fiz tratamento com isotretinoina por 9 meses, terminei em dezenbro 2013,no final do tratamento minha pele estava otimas, mais agora que não uso mais o remedio estou com algumas espinhas!!!!! estou muito triste minha dermatologista disse que e normal, não e porque fiz uso de isotretinoina que não terei mais espinhas, ela me passou uma pomada para passar a noite chamada vitacid, mais não esta adiantando!!!!!não sei o que fazer!!!!

ISOTRETINOINA

Data: 17/12/2013 | De: FABI

OLA,ESTOU TOMANDOISOTRETINOINA A UMA SEMANA E JA ESTOU SENTINO OS SINTOMAS BOCA SECA OLHOS SECOS . MAIS TUDOO ISSO VAI VALER A PENA.

Roacutan

Data: 04/12/2013 | De: scheila

olá minha dermatologista me passou pediu vários exames e comprovaram que tenho acne de 2 grau, e ela me receitou Roacutan, mais tomo amitril para inxaqueca ,tenho inxaqueca crónica posso tomar mesmo assim? dizem que tem muitos efeitos colaterais esse Roacutan... e ai o que fasso? tenho medo de tomar...

tratamnto de melasma

Data: 25/11/2013 | De: roocutan

Olá pessoal, já fiz uso de varios cremes para melasma durante o tratamento ameniza muito ,mais basta eu parar de usar e tudo volta e cada vez mais forte, m sinto pessima e com minha alto estima lá em baixo,minha dermatologista sugeriu que eu começasse a usar este medicamento mais tenho medo...por favor me ajudem ,preciso saber se realmente esse medicamento vai dá resultado! meu email é clleidekawanojp@hotmail.com

Efeitos Colaterais

Data: 12/11/2013 | De: João

Tenho uma colega que não assume. Porém, ela lembra que é um bom remédio mas afeta o feto durante a gravidez. Ela mesmo, embora não diga que sim, teve um bebê com má formação no coração, e apresentou clinicamente cinco problemas correlacionados aos músculos cardiácos, levando a criança ao óbito em 1 anos e dois meses. Pode ser uma sequela? Só Deus!

colesterol alto

Data: 27/10/2013 | De: carina moura alves

Estou querendo fazer o tratamento com o roacutan, mais meu colesterol está um pouco alto(236 mg) tem algum problema? Posso fazer o tratamento?

Re:colesterol alto

Data: 02/11/2013 | De: Denilson

é extramamente importante a consulta a um dermatologista, o qual ira pedir exames antes do inicio do tratamento e definir o uso ou não do medicamento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário