ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

 

 O QUE É ROACUTAN, EFEITOS DO ROACUTAN,EFEITOS COLATERAIS ROACUTAN, INDICAÇÕES ROACUTAN E DOSE ROACUTAN :

 

Muitos sofrem com a  acne e tendem a isolar-se da sociedade e não se socializar com os seus amigos. Porquê? Porque pacientes com acne são cronicamente doentes com sentimentos de depressão, vergonha e ter uma má imagem corporal. Isso então leva a frustração, raiva e depressão grave. Estes efeitos psicológicos negativos podem ter um impacto muito pesado sobre um indivíduo, que por sua vez irá desencorajar-los de perseguir oportunidades da vida social.

O que é  Roacutan?

Trata-se de um medicamento usado em casos graves de acne. Seu princípio ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A. Sua ação é baseada principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, bem como controlar as bactérias que causam a acne.

Em alguns casos, o tratamento com o medicamento roacutan (isotretinoina) pode se estender por até 8 meses e deve ser obrigatoriamente prescrito por médicos dermatologistas. Trata-se de uma medicação extremamente eficaz, mas que pode provocar problemas sérios.

A isotretinoína (roacutan} é empregada, com particular interesse, no tratamento da acne cística e nodular (Saurat, 1997) e em outros tipos de afecções cutâneas (como por exemplo, pitiríase rubra, queratose e lúpus eritematoso), de forma experimental (Marcus, Coulston, 1996; White,1999; Drugdex, 2001). A acne é uma enfermidade inflamatória dos folículos pilossebáceos da face, das costas e tórax cuja expressão clínica é dependente de vários fatores.

Habitualmente aparece na puberdade, quando a estimulação androgênica promove a hiperprodução de sebo, com hiperqueratinização folicular, colonização por bactérias gram-positivas (Propionibacterium acne) e inflamaçãolocal.

O uso oral de 0,6 a 0,75 mg/kg/dia de isotretinoína (roacutan) por 16 a 35 semanas produz excelente resposta em 90,4% dos pacientes com acne vulgar. Estes resultados foram comprovados por Al-Kahawajan em 1996, em um grupo de pacientes dos quais 56% apresentavam acne moderada resistente à terapia convencional e 14% apresentavam acne cística nodular, sendo que em ambos os casos houve completa remissão da doença.

A maioria dos efeitos adversos envolvendo o uso de retinóides, inclusive a isotretinoína, está relacionada à pele e membranas mucosas, sistema nervoso, músculoesquelético, hematopoiético e linfático, gastrintestinal, cardiorespiratório e geniturinário. Por ser altamente teratogênica, quando administrada no primeiro trimestre de gestação, a isotretinoína pode ocasionar abortos espontâneos ou má formação do feto, sendo estes efeitos também observados quando a gestação ocorre dentro de quatro meses após o término do tratamento (Bigby, Stern,1988; Lebowitz, Berson, 1988; White, 1999). Cerca de 25% dos pacientes em tratamento com isotretinoína apresentam elevação do nível plasmático de triglicérides. A isotretinoína pode provocar ainda uma leve queda da concentração plasmática de HDL colesterol e aumento de LDL e VLDL colesterol. As alterações nos níveis séricos de triglicérides e colesterol são reversíveis com a interrupção do tratamento, normalmente os efeitos colaterais regridem com a interupção da medicação.

Cuidados a serem tomados:

1- Evitar ingestão de alimentos gordurosos;

2- Uso em pacientes acima de 16 anos, ou em quem não quer mais crescer;

3- Nas mulheres em idade fértil, uso de método contraceptivo eficaz (ideal 2 métodos);

4- Fazer exames de sangue para controle antes do início e a cada 1 ou 2 meses de uso da medicação;

5- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

6- Exposição solar apenas com proteção adequada;

7- Usar hidratantes labiais;

8- Não tomar antibióticos do grupo da tetraciclina ou derivados.

 

Outras particularidades do fármaco justificam estes cuidados, que também pode trazer efeitos colaterais leves e contornáveis. São eles:

- Ressecamento dos lábios (em todos os casos);

- Elevação dos níveis de triglicerídeos/colesterol;

- Ressecamento das mucosas nasal e ocular (menos comum);

- Alterações das enzimas hepáticas.

 

Mesmo com isso o tratamento com isotretinoína oral é seguro, quando feito um bom controle (exame clínico e laboratorial) pelo médico responsável e com resultados satisfatórios.

 

Qual a diferença entre o original, o genérico e o similar?

O original é um remédio novo lançado por um certo laboratório.

O similar é um medicamento igual ao do laboratório que o inventou, só que fabricado por outro. Só podem ser fabricados quando a patente é quebrada. Eles passam por testes de bioequivalência, o que quer dizer que foi assegurado que ele terá os mesmos efeitos. Pode ser trocado pelo original.

O similar, como o nome diz, é um remédio parecido. Geralmente tem os mesmos princípios ativos. Roacutan, o genérico e o similar são tratamentos via oral que só podem ser receitados por um médico especializado em dermatologia.
 

 

 

IMPORTANTE

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Tópico: ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

roacutan

Data: 28/10/2014 | De: angela

to a terminar o 4 mês,o rosto esta limpo apenas e as cicatrizes de acne também diminuíram bastante, faltam me 2 meses, mas tou com os lábios rebentados, nada esta me ajudando,ardem tanto que nê comer mais consigo direito,estão inchados e pálidos.penso em parar este mês já não aguento mais.posso voltar a ter acne se eu parar faltando duas caixas para o fim do tratamento?

espinha e clareamento

Data: 24/10/2014 | De: camila

faz uma semana q estou tomando isotretonoina sera q tem problema de eu passar clareador no rosto .

roacutan

Data: 03/10/2014 | De: nagildo

Ola boa tarde to na segunda semana do tratamento mais piorou muito mesmo no meu trabalho do mundo me olhando como se fosse coisa do outro mundo as espinhas tao muito enframadas mais o remedio ta fazendo efeito .

Roacutan e Tetralisal

Data: 30/09/2014 | De: Michele

Bom dia, pessoal!
Estou indo para o 3° mês do roacutan. Essa piora toda no início do tratamento, eu fui isenta! Meu dermatologista me passou tetralisal um mês antes de iniciar o Roacutan, já para não ocorrer essa piora. Fica a dica pra quem for iniciar o tratamento. Estou mto feliz com o resultado. Meu reosto já está limpo. Apenas com algumas marquinhas, mas que com certeza é mais facil de tratar. Abraços!!!

Preocupações

Data: 28/09/2014 | De: Vinicius

estou no meu primeiro mês e segunda semana, e meu rosto já clareou muito mais tem dias que nasce umas em cima da outra bem avermelhada e inflamada mais secam rapidas!!! estou sendo paciente pois vi que já melhora. Mais to com medo do que me falam sobre o termino do tratamento que vem perca de visão, audição do no ossos e figado.
Bom umas das coisas que eu percebi ter foi dor nas costas e umas dores de cabeça bem chatas... Isso aconte com vocÊs

gustavobrunosousa@hotmail.com

Data: 22/09/2014 | De: gustavo

Eu na quinta caixa do Roacutan e gostaria de saber se alguem ficou muito ressecado principalmente na area do queixo,tipo esfarelando o ressecamento e fora o protetor algum hidratante especifico?

com quanto tempo para engravidar

Data: 13/08/2014 | De: rayanne

Bom dia, fiz o tratamento com a isotretinoína da valeant, 6 meses com dose de 40mg diárias, terminei em março deste ano, queria saber se é mito ou verdade, sobre a gravidez que só poderá acontecer daqui a 6 anos, tem alguma influencia, se caso engravidar ainda este ano? o feto poderá fica com má formação devido ao tratamento?

Re:com quanto tempo para engravidar

Data: 10/10/2014 | De: Keyth

Boa noite! segundo minha dermatologista pode engravidar após 2 meses do término do tratamento.

Queratose

Data: 12/08/2014 | De: Junior

Oi,tenho queratose muito grave,será que isso resolve isso?

roacutan

Data: 14/07/2014 | De: willamy

Em quantos meses iniciais as espinhas ficam mas inflamadas ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário