ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

 

 O QUE É ROACUTAN, EFEITOS DO ROACUTAN,EFEITOS COLATERAIS ROACUTAN, INDICAÇÕES ROACUTAN E DOSE ROACUTAN :

 

Muitos sofrem com a  acne e tendem a isolar-se da sociedade e não se socializar com os seus amigos. Porquê? Porque pacientes com acne são cronicamente doentes com sentimentos de depressão, vergonha e ter uma má imagem corporal. Isso então leva a frustração, raiva e depressão grave. Estes efeitos psicológicos negativos podem ter um impacto muito pesado sobre um indivíduo, que por sua vez irá desencorajar-los de perseguir oportunidades da vida social.

O que é  Roacutan?

Trata-se de um medicamento usado em casos graves de acne. Seu princípio ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A. Sua ação é baseada principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, bem como controlar as bactérias que causam a acne.

Em alguns casos, o tratamento com o medicamento roacutan (isotretinoina) pode se estender por até 8 meses e deve ser obrigatoriamente prescrito por médicos dermatologistas. Trata-se de uma medicação extremamente eficaz, mas que pode provocar problemas sérios.

A isotretinoína (roacutan} é empregada, com particular interesse, no tratamento da acne cística e nodular (Saurat, 1997) e em outros tipos de afecções cutâneas (como por exemplo, pitiríase rubra, queratose e lúpus eritematoso), de forma experimental (Marcus, Coulston, 1996; White,1999; Drugdex, 2001). A acne é uma enfermidade inflamatória dos folículos pilossebáceos da face, das costas e tórax cuja expressão clínica é dependente de vários fatores.

Habitualmente aparece na puberdade, quando a estimulação androgênica promove a hiperprodução de sebo, com hiperqueratinização folicular, colonização por bactérias gram-positivas (Propionibacterium acne) e inflamaçãolocal.

O uso oral de 0,6 a 0,75 mg/kg/dia de isotretinoína (roacutan) por 16 a 35 semanas produz excelente resposta em 90,4% dos pacientes com acne vulgar. Estes resultados foram comprovados por Al-Kahawajan em 1996, em um grupo de pacientes dos quais 56% apresentavam acne moderada resistente à terapia convencional e 14% apresentavam acne cística nodular, sendo que em ambos os casos houve completa remissão da doença.

A maioria dos efeitos adversos envolvendo o uso de retinóides, inclusive a isotretinoína, está relacionada à pele e membranas mucosas, sistema nervoso, músculoesquelético, hematopoiético e linfático, gastrintestinal, cardiorespiratório e geniturinário. Por ser altamente teratogênica, quando administrada no primeiro trimestre de gestação, a isotretinoína pode ocasionar abortos espontâneos ou má formação do feto, sendo estes efeitos também observados quando a gestação ocorre dentro de quatro meses após o término do tratamento (Bigby, Stern,1988; Lebowitz, Berson, 1988; White, 1999). Cerca de 25% dos pacientes em tratamento com isotretinoína apresentam elevação do nível plasmático de triglicérides. A isotretinoína pode provocar ainda uma leve queda da concentração plasmática de HDL colesterol e aumento de LDL e VLDL colesterol. As alterações nos níveis séricos de triglicérides e colesterol são reversíveis com a interrupção do tratamento, normalmente os efeitos colaterais regridem com a interupção da medicação.

Cuidados a serem tomados:

1- Evitar ingestão de alimentos gordurosos;

2- Uso em pacientes acima de 16 anos, ou em quem não quer mais crescer;

3- Nas mulheres em idade fértil, uso de método contraceptivo eficaz (ideal 2 métodos);

4- Fazer exames de sangue para controle antes do início e a cada 1 ou 2 meses de uso da medicação;

5- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

6- Exposição solar apenas com proteção adequada;

7- Usar hidratantes labiais;

8- Não tomar antibióticos do grupo da tetraciclina ou derivados.

 

Outras particularidades do fármaco justificam estes cuidados, que também pode trazer efeitos colaterais leves e contornáveis. São eles:

- Ressecamento dos lábios (em todos os casos);

- Elevação dos níveis de triglicerídeos/colesterol;

- Ressecamento das mucosas nasal e ocular (menos comum);

- Alterações das enzimas hepáticas.

 

Mesmo com isso o tratamento com isotretinoína oral é seguro, quando feito um bom controle (exame clínico e laboratorial) pelo médico responsável e com resultados satisfatórios.

 

Qual a diferença entre o original, o genérico e o similar?

O original é um remédio novo lançado por um certo laboratório.

O similar é um medicamento igual ao do laboratório que o inventou, só que fabricado por outro. Só podem ser fabricados quando a patente é quebrada. Eles passam por testes de bioequivalência, o que quer dizer que foi assegurado que ele terá os mesmos efeitos. Pode ser trocado pelo original.

O similar, como o nome diz, é um remédio parecido. Geralmente tem os mesmos princípios ativos. Roacutan, o genérico e o similar são tratamentos via oral que só podem ser receitados por um médico especializado em dermatologia.
 

 

 

IMPORTANTE:

  • Procure o seu dermatologista para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Tópico: ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

Data: 15/12/2014 | De: Ingrid

Estou tomando faz 4 meses, a médica disse que se eu esquecer de tomar é só aumentar um dia no final; mas ela me disse que se passar 10 dias SEGUIDOS sem tomar acaba o efeito do remédio, eu passei 12 dias sem tomar mas não foram seguidos, será que o remédio parou de funcionar?

Data: 15/12/2014 | De: Ingrid

Estou tomando faz 4 meses, a médica disse que se eu esquecer de tomar é só aumentar um dia no final; mas ela me disse que se passar 10 dias SEGUIDOS sem tomar acaba o efeito do remédio, eu passei 12 dias sem tomar mas não foram seguidos, será que o remédio parou de funcionar?

roacutan

Data: 15/12/2014 | De: larissa alencar

Estou tomando a 3 dias uma dose alternada de 20 mg de isotretinoína oral pareado com o prednisolona e com meu anticoncepcional yang 30 recomendado pela minha ginecologista. Sei que é muito recente mais já estou começando a ter as consequências como dor muscular, dor lombar, dor de cabeça e minha pele está ardendo(sensível), mas meu rosto,meus lábios e olhos estão a mesma coisa. Não sei quanto tempo irá durar o meu tratamento, pois esqueci de perguntar a minha dermatologista, mais espero que seja logo. Estou ansiosa para terminar o tratamento :)

Data: 10/12/2014 | De: Viviane

Tou usando o racutan faz dois mês e meus exame de alterações e medica mim proibiu de nao comer nada q contém muito gordura e mim deu mês para baixar o vou ter q parar de tomar o remedio.

Samara

Data: 20/11/2014 | De: Samara

Gente, comecei a tomar é o terceiro dia hoje. Por enquanto nenhum sintomas, mas já estou ciente que já vai aparecer. Quando vocês
terminaram, deram espinhas ainda? Meu tratamento é de 6 meses, com 40 mg. Estou ansiosa para acabar kkkk

Conselho

Data: 19/11/2014 | De: Hitátia

Estou tomando Roacutan a 1 mês e 3 semanas e já estou vendo o resultado! Os lábios estão ressecados, o rosto e em volta da boca. Mas estou hidratando muito, usando protetor solar direitinho, bepantol derma nos lábios a noite e durante o dia, uso um hidratante para os labios da forever, é muito bom e tem alivido quanto ao ressecamento. Aconselho que usem também. Ah, to ingerindo muita água, pois é muito importante!

Primeiro mês de tratamento!

Data: 08/11/2014 | De: Camila

Iniciei o tratamento com isotretinoina faz um mês e cinco dias. O Ressecamento dos lábios ocorreu já na primeira semana e hoje minha boca está toda cortada, ressecada e no ladinho da boca um baita corte de tão seca que está! Tô usando protetor labial frequentemente mas mesmo assim complicado. E as espinhas estão Gritantes!!! enormes, inflamadas e as redor de algumas delas está ressecado. Sinceramente meu rosto está horrível! A piora no início do tratamento pra mim tá visível. mas vejo que é diferente das outras vezes que as espinhas simplesmente apareciam. Sem falar que tenho coceira nessa área onde as espinhas estão Gritantes e ressecadas ao redor. A médica disse pra mim que no início do tratamento eu vou achar que não vai dar certo. Mas VAI!! ;) ... Algumas partes do rosto está ressecadas também próximo do queixo e próximo da boca tipo esfarelando mas bem pouco. Meu colesterol e triglicerideo aumentou bastante. E os meus cabelos estão secos sendo que o meu cabelo é super oleso e agora não. Bom... Primeiro mês e vários sintomas e reações
já esperada. O que realmente espero é que de uma vez por todas eu me livre delas!! ( espinhas ;@ ) ... cansada de me olhar no espelho e me ver assim achei que era coisa da adolescência e logo ia passar com sabonetes, pomadinha, secativos e várias outras alternativas. Trabalho com o público, e cada dia escuto uma receitinhas... ( olha cada uma O.o ) hoje tenho 24 anos e nunca passou e vem piorando. Espero que esse tratamento seja a solução! Tô ansiosa na verdade, que acabe logo e meu rosto fique livres das espinhas. A médica me deu um prazo de oito meses aproximadamente. Eu acho que vai ser um pouquinho mais. Minha dose diária é de 40 mg. Só na primeira semana que tomei a dose de 20mg. Bom ...... Boa sorte a todos que estão nesse tratamento. Que só nós sabemos o que sofremos. Cada um do seu jeito. Abraços!

Re:Primeiro mês de tratamento!

Data: 01/12/2014 | De: Juliana

Camila, experimenta passar Bepantol baby nos lábios. É muito bom. Ajudou bastante com o ressecamento. :)

roacutan

Data: 28/10/2014 | De: angela

to a terminar o 4 mês,o rosto esta limpo apenas e as cicatrizes de acne também diminuíram bastante, faltam me 2 meses, mas tou com os lábios rebentados, nada esta me ajudando,ardem tanto que nê comer mais consigo direito,estão inchados e pálidos.penso em parar este mês já não aguento mais.posso voltar a ter acne se eu parar faltando duas caixas para o fim do tratamento?

Re:roacutan

Data: 30/10/2014 | De: Geovana

Os lábios ressecados é algo normal. Eu estou no terceiro mes de tratamento e também estou assim, mas estou usando bepantol ( a pomada que passa no bumbum dos bebês) e ele resolve tudo. Umidifica e deixa os labios perfeitos.

Obs. Nao compre o bepantol protetor labial pq nao resolve muita coisa. É como falei... o bepantol para assaduras de bbs.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário