ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

O QUE É ROACUTAN, EFEITOS DO ROACUTAN,EFEITOS COLATERAIS ROACUTAN, INDICAÇÕES ROACUTAN E DOSE ROACUTAN :

Muitos sofrem com a  acne e tendem a isolar-se da sociedade e não se socializar com os seus amigos. Porquê? Porque pacientes com acne são cronicamente doentes com sentimentos de depressão, vergonha e ter uma má imagem corporal. Isso então leva a frustração, raiva e depressão grave. Estes efeitos psicológicos negativos podem ter um impacto muito pesado sobre um indivíduo, que por sua vez irá desencorajar-los de perseguir oportunidades da vida social.

O que é  Roacutan?

Trata-se de um medicamento usado em casos graves de acne. Seu princípio ativo, a isotretinoína, é um derivado da vitamina A. Sua ação é baseada principalmente na redução da oleosidade e produção de sebo, bem como controlar as bactérias que causam a acne.

Em alguns casos, o tratamento com o medicamento roacutan (isotretinoina) pode se estender por até 8 meses e deve ser obrigatoriamente prescrito por médicos dermatologistas. Trata-se de uma medicação extremamente eficaz, mas que pode provocar problemas sérios.

A isotretinoína (roacutan} é empregada, com particular interesse, no tratamento da acne cística e nodular (Saurat, 1997) e em outros tipos de afecções cutâneas (como por exemplo, pitiríase rubra, queratose e lúpus eritematoso), de forma experimental (Marcus, Coulston, 1996; White,1999; Drugdex, 2001). A acne é uma enfermidade inflamatória dos folículos pilossebáceos da face, das costas e tórax cuja expressão clínica é dependente de vários fatores.

Habitualmente aparece na puberdade, quando a estimulação androgênica promove a hiperprodução de sebo, com hiperqueratinização folicular, colonização por bactérias gram-positivas (Propionibacterium acne) e inflamaçãolocal.

O uso oral de 0,6 a 0,75 mg/kg/dia de isotretinoína (roacutan) por 16 a 35 semanas produz excelente resposta em 90,4% dos pacientes com acne vulgar. Estes resultados foram comprovados por Al-Kahawajan em 1996, em um grupo de pacientes dos quais 56% apresentavam acne moderada resistente à terapia convencional e 14% apresentavam acne cística nodular, sendo que em ambos os casos houve completa remissão da doença.

A maioria dos efeitos adversos envolvendo o uso de retinóides, inclusive a isotretinoína, está relacionada à pele e membranas mucosas, sistema nervoso, músculoesquelético, hematopoiético e linfático, gastrintestinal, cardiorespiratório e geniturinário. Por ser altamente teratogênica, quando administrada no primeiro trimestre de gestação, a isotretinoína pode ocasionar abortos espontâneos ou má formação do feto, sendo estes efeitos também observados quando a gestação ocorre dentro de quatro meses após o término do tratamento (Bigby, Stern,1988; Lebowitz, Berson, 1988; White, 1999). Cerca de 25% dos pacientes em tratamento com isotretinoína apresentam elevação do nível plasmático de triglicérides. A isotretinoína pode provocar ainda uma leve queda da concentração plasmática de HDL colesterol e aumento de LDL e VLDL colesterol. As alterações nos níveis séricos de triglicérides e colesterol são reversíveis com a interrupção do tratamento, normalmente os efeitos colaterais regridem com a interupção da medicação.

Cuidados a serem tomados:

1- Evitar ingestão de alimentos gordurosos;

2- Uso em pacientes acima de 16 anos, ou em quem não quer mais crescer;

3- Nas mulheres em idade fértil, uso de método contraceptivo eficaz (ideal 2 métodos);

4- Fazer exames de sangue para controle antes do início e a cada 1 ou 2 meses de uso da medicação;

5- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

6- Exposição solar apenas com proteção adequada;

7- Usar hidratantes labiais;

8- Não tomar antibióticos do grupo da tetraciclina ou derivados.

Outras particularidades do fármaco justificam estes cuidados, que também pode trazer efeitos colaterais leves e contornáveis. São eles:

- Ressecamento dos lábios (em todos os casos);

- Elevação dos níveis de triglicerídeos/colesterol;

- Ressecamento das mucosas nasal e ocular (menos comum);

- Alterações das enzimas hepáticas.

Mesmo com isso o tratamento com isotretinoína oral é seguro, quando feito um bom controle (exame clínico e laboratorial) pelo médico responsável e com resultados satisfatórios.

Qual a diferença entre o original, o genérico e o similar?

O original é um remédio novo lançado por um certo laboratório.

O similar é um medicamento igual ao do laboratório que o inventou, só que fabricado por outro. Só podem ser fabricados quando a patente é quebrada. Eles passam por testes de bioequivalência, o que quer dizer que foi assegurado que ele terá os mesmos efeitos. Pode ser trocado pelo original.

O similar, como o nome diz, é um remédio parecido. Geralmente tem os mesmos princípios ativos. Roacutan, o genérico e o similar são tratamentos via oral que só podem ser receitados por um médico especializado em dermatologia.

Tópico: ROACUTAN :: ISOTRETINOINA ORAL

roacutan

Data: 14/07/2014 | De: willamy

Em quantos meses iniciais as espinhas ficam mas inflamadas ?

Re:roacutan

Data: 29/07/2014 | De: Thales

Isso depende do seu organismo e como ele reagirá ao remédio. No meu caso, as espinhas "estouraram" no início do tratamento, e agora estão em processo de desintoxicação, ou seja, muitas delas estão inflamadas e vermelhas. Sei que é difícil, mas a melhor coisa é ter paciência, pois cada corpo reage de determinada maneira.

Roacutan

Data: 04/07/2014 | De: Patrícia

OLá pessoal

É também tomei foi dificil no começo mais valeu a pena...mais agora depois de tomar 1 ano e 1 mês esta voltando...Já faz 4 anos que terminei o tratamento e não to acreditando que ta voltando!!!

tratamento

Data: 16/06/2014 | De: adelaide

tenho que começar o tratamento com roacutan mas estou cheia de medo de não conseguir ir trabalhar ja que a dermatologista falou que no principio a pele piora e também tenho medo de ter problemas quando quiser ter filhos.sera que vou ficar tao horrivel assim...

Re:tratamento

Data: 29/07/2014 | De: Thales

Adelaide, também tive esse receio, mas tudo é questão de foco nesse tratamento. Estou indo para o 4º mês de tratamento e, agora, as espinhas estão inflamadas e avermelhadas.
E de maneira alguma você poderá fazer uso do remédio se pretende engravidar, pois o mesmo afeta no desenvolvimento do feto... podendo nascer com problemas.

ROACUTAM

Data: 11/06/2014 | De: MONIK

EU TOMEI O ROACOTAM EM 2012 DURANTE 5 MESES, POREM ERA PARA EU TOMAR DURANTE 8 MESES, MAS EU TINHA FORTES DORES DE CABECA E DECIDI PARAR, E A DOR PASSOU, MAS AS ESPINHAS AGORA EM 2013 VIERAM PIORES QUE NUNCA..NOSSA ESTA PESSIMO, VOLTEI NA DERMATO E COMECEI A TOMAR NOVAMENTE, ESTOU NO 2 MES, VOU TOMAR POR 8 OU 10 MESES. GENTE MAS NAO AGUENTO MAIS, PORQUE NO INICIO DO TRATAMENTO ATE O 3 MES ELA DISSE QUE AS ESPINHAS SAEM TODAS POIS O REMEDIO LIMA O ORGANISMO, E MINHAS ESPINHAS ESTAO TODAS ESTOURADAS, INFLAMADAS, TODAS SAIRAM AO MESMO TEMPO E NAO VAO EMBORA..AFF...MAS TENHO CERTEZA QUE VAI VALER A PENA...VAMOS ESPERAR O RESULTADO.

Re:ROACUTAM

Data: 20/06/2014 | De: Micka

Olá a todos.!Eu fiz o tratamdnto com o roacutam durante1ano inteiro.!Iniciei fev.do ano passado,e terminei fev.deste ano.Tmb tive muita mais muitaaa dor de cabeça.!Durante esse período ñ pudia tomar qualquer vacina preventiva contra doenças em geral.Tmb sem uso de antibióticos.
Enfim,passei pela experiência dos primeiros3meses,esse é o mais sofrido de todo o ano.!As espinhas saem todas de uma vez pra fora,inflamam,vc ñ consegue dormir dr dor..Horrível.
Passado essa fase depois é pele lisinha,sem óleo.!!Ai os cuidados redobram.Beber mais e mais água pra hidratar os rins,cremes+cremes=protetor solar,+creme pele seca+creme=mãos.Sem perfume e nada de álcool pq agride a pele.Recomendo produtos naturais,ou peça sua dermo pra passar lista de produtos ñ agressivos para sua pele,jáq fica bem sensível.O cabrlo cai.!Entao tome vitamina e coma+feijão+legumes.Ajuda.!
Ñ expermente nada sem autorização do seu dermo.Siga a risca,evite frituras e passe a tomar leite e derivados q ajudam dp do tratamento.
Qualquer reação alérgica,ou respirarória imefiatamente consultar o médico(dermo).
Deus abençõe o tratamento de vcs.
Graças a Ele deu tudo certo.

Re:ROACUTAM

Data: 30/06/2014 | De: Elaine

Forca, eu acabei com a minna cartela ontem, muito Felix com is resultados Tenno certeza que vc tb ficara com os seus. Boa sorte.

Terminino do tratamento

Data: 10/02/2014 | De: James

Quais os cuidados que devo ter depois do termino do tratamento com roacutan? Quais os cuidodos e evitar comer oque?

Re:Terminino do tratamento

Data: 10/02/2014 | De: James

Se poder me passar por whatsapp quem souber eu agradeço dês de já +55 95 8105-9767