SIRINGOMA

 

siringoma,siringoma tratamento,siringoma imagens,siringoma fotos,siringoma eruptivo

 

O siringoma e tumor anexial benigno do ducto sudoríparo ecrino intra-epidermico. Caracteriza-se por papulas cor da pele, de um a 5 mm, em geral múltiplas e, as vezes, isoladas, assintomáticas e de ocorrência mais frequente em mulheres adultas. Ocorre predominantemente em indivíduos brancos, porem a ocorrência em mulher negra já foi descrita. A área mais acometida é a face, em particular as pálpebras e as regiões periorbitarias. Apresentações atípicas na face são relatadas como lesões unilaterais múltiplas e confluentes formando placas. Outras localizações relatadas são: tórax, pescoço, regiões glúteas, pubiana e vulvar. Na vulva, as lesões podem ser múltiplas ou solitárias e constituir causa de prurido vulvar. Ha estudos demonstrando a presença de receptores nucleares para progesterona nas glândulas ecrinas de siringomas da vulva, assim como nas glândulas normais da derme profunda dessa região. O siringoma ocorre esporadicamente, mas existem formas familiares, com herança autossômica dominante, que afetam igualmente os dois sexos e parecem representar uma forma de mosaicismo. Histologicamente, o siringoma consiste da proliferação de numerosos pequenos dutos, cujas paredes são revestidas usualmente por duas fileiras de células epiteliais achatadas, num estroma fibroso, localizadas na derme papilar e reticular superior. As luzes dos dutos contem detritos amorfos. Alguns dutos possuem pequenas caudas semelhantes a vírgulas, dando-lhes a aparência de girinos. Ha, ainda, cordões sólidos de células epiteliais basófilas independentes dos canais. Perto da epiderme podem haver luzes canaliculares císticas cheias de queratina, revestidas por células que contem grânulos de cerato-hialina, assemelhando-se a milio. As vezes, essas estruturas se rompem, produzindo reação tipo corpo estranho.

A forma eruptiva, em geral, tem inicio abrupto na adolescência, com grande numero de lesões que se tornam disseminadas, surgem em surtos e representam um desafio terapêutico. São citadas associações de siringomas localizados ou da forma eruptiva com a síndrome de Down. Existe uma proposta de classificação para as variantes clinicas do siringoma em quatro formas: localizada, familiar, generalizada (inclui a forma eruptiva) e associada a síndrome de Down. Outras variantes tem sido relatadas, sugerindo a necessidade de ampliar essa classificação.

O diagnostico do siringoma e clinico e histológico. Não são necessários outros exames laboratoriais. Clinicamente, e em alguns casos, dever ser feito diagnostico diferencial com lesões de xantelasma e milios. No entanto, e comum a associação de lesões de siringoma, xantelasma e milios nas regiões periorbitarias.

 

TRATAMENTO SIRINGOMA:

 

O motivo para tratamento do siringoma é o estético. Raramente, ha necessidade de tratar o prurido, que pode estar presente nas formas eruptivas e localizadas na região vulvar. São indicadas modalidades terapêuticas que visam a destruição ou remoção cuidadosas e efetivas das lesões, buscando evitar recidivas e/ou cicatrizes inesteticas desnecessárias. Assim, a literatura inclui técnicas variadas, tais como: eletrocauterizacao ou eletrodissecçao, excisão cirúrgica,  aplicação de alguns tipos de laser ou de técnicas que combinam o uso do acido tricloroacético e o laser de CO2.

A literatura recente sobre o tratamento dos siringomas multiplos aborda, com maior frequencia, a utilização de diferentes modalidades de laser para a destruição das lesões.A modalidade mais citada é o laser de CO pulsado, que diminui o risco de cicatrizes, proporcionando resultados esteticos excelentes e pode ate ser realizado sem anestesia ou apenas com anestesia topica.

É citada tambem a utilização do laser de erbium e do alexandrite, que requer tatuagem previa. Tratamentos que combinam a aplicação do acido tricloroacetico 50% antes ou apos o uso do laser de CO pulsado são relatados como vantajosos.

A tecnica combinada permite reduzir o numero de passadas do laser, com menor risco de dano térmico tanto na lesão como na pele ao redor, alem de remover céulas do siringoma mais profundas, evitando cicatrizes e recidivas.

O uso do laser tem algumas vantagens, porem o custo e elevado, ha baixa disponibilidade do metodo, particularmente em instituições publicas, alem da necessidade de profissionais bem treinados, ambientes e medidas adequadas de proteção, ja que as lesões predominam nas areas perioculares, as quais limitam muito sua utilização.

 

 

bibliografia: Bagatin E, Enokiahara MY, Souza PK. Siringomas periorbitarios – Excisao com tesoura de Castroviejo. Experiencia em 38 pacientes e revisao da literatura. An Bras Dermatol. 2006;81(4):341-6.

 

 

FOTOS SIRINGOMA / IMAGENS SIRINGOMA :

Tópico: SIRINGOMA

serigoma erpitivo

Data: 08/04/2014 | De: natalia

quero uma ajuda pois tenho serigoma erupitivo ja tá tomando conta do meu corpo. me ajudem!!

SIRINGOMA::

Data: 22/03/2014 | De: ana

Estou traumatizada com isso nas pálpebras e com minha alto estima baixa :-(

sirigoma

Data: 10/12/2013 | De: eva janaina

há quato anos tenho essas elevações perto dos olhos , nas costeletas e nas partes intimas, gostaria de saber se tem tratamento e que tipo, se alguém puder me ajudar, fico muito agradecida

Siringoma

Data: 02/12/2013 | De: Marcia

Tenho na area dos mas m acho linda mesmo assim

siringoma tenho junto aos olhos, tenho 21 ano mas com essa infeccao me sinto mais velha,porfavor me ajudem

Data: 18/11/2013 | De: lucefania baltazar

ajudem-me porfavor ja usei varios tipos de creme e nada resultou o que faço

seringoma

Data: 02/11/2013 | De: marcelo

tem algum medicamento para curar isso ,fico todo sem jeito quando as pessoas perguntam o que e

sinrigoma

Data: 28/09/2013 | De: Amanda

dizem que é benigno e não faz mal apenas é estético e pq coça tanto que chega fica irritado e vermelho ?
Se só é estético?

siringomas

Data: 15/09/2013 | De: suzete chauque

tenho seringomas no pescoso, bracos nas perna e encomoda me, ja foi ao medico ma nao tenho dinheiro pra iniciar com o tratamento, gostaria tanto de poder fazer o tratamento.

siringoma

Data: 10/09/2013 | De: raissa

acho muito feio esta porcaria de incomodo estético que me atormenta desde 12 anos, não me acho uma mulher feia mas isto me faz ficar. estou tratando com uma dermatologista que eh um anjo e graças a Deus o resultado esta ficando bom. laser é a solução

sirigoma

Data: 23/08/2013 | De: nelson

tenho sirigomas na região dos olhos que esta aumentando a cada ano, isto esta me dando uma aparencia de 10 anos mais velho , existe uma pomada para isto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário