SIRINGOMA

 

siringoma,siringoma tratamento,siringoma imagens,siringoma fotos,siringoma eruptivo

 

O siringoma e tumor anexial benigno do ducto sudoríparo ecrino intra-epidermico. Caracteriza-se por papulas cor da pele, de um a 5 mm, em geral múltiplas e, as vezes, isoladas, assintomáticas e de ocorrência mais frequente em mulheres adultas. Ocorre predominantemente em indivíduos brancos, porem a ocorrência em mulher negra já foi descrita. A área mais acometida é a face, em particular as pálpebras e as regiões periorbitarias. Apresentações atípicas na face são relatadas como lesões unilaterais múltiplas e confluentes formando placas. Outras localizações relatadas são: tórax, pescoço, regiões glúteas, pubiana e vulvar. Na vulva, as lesões podem ser múltiplas ou solitárias e constituir causa de prurido vulvar. Ha estudos demonstrando a presença de receptores nucleares para progesterona nas glândulas ecrinas de siringomas da vulva, assim como nas glândulas normais da derme profunda dessa região. O siringoma ocorre esporadicamente, mas existem formas familiares, com herança autossômica dominante, que afetam igualmente os dois sexos e parecem representar uma forma de mosaicismo. Histologicamente, o siringoma consiste da proliferação de numerosos pequenos dutos, cujas paredes são revestidas usualmente por duas fileiras de células epiteliais achatadas, num estroma fibroso, localizadas na derme papilar e reticular superior. As luzes dos dutos contem detritos amorfos. Alguns dutos possuem pequenas caudas semelhantes a vírgulas, dando-lhes a aparência de girinos. Ha, ainda, cordões sólidos de células epiteliais basófilas independentes dos canais. Perto da epiderme podem haver luzes canaliculares císticas cheias de queratina, revestidas por células que contem grânulos de cerato-hialina, assemelhando-se a milio. As vezes, essas estruturas se rompem, produzindo reação tipo corpo estranho.

A forma eruptiva, em geral, tem inicio abrupto na adolescência, com grande numero de lesões que se tornam disseminadas, surgem em surtos e representam um desafio terapêutico. São citadas associações de siringomas localizados ou da forma eruptiva com a síndrome de Down. Existe uma proposta de classificação para as variantes clinicas do siringoma em quatro formas: localizada, familiar, generalizada (inclui a forma eruptiva) e associada a síndrome de Down. Outras variantes tem sido relatadas, sugerindo a necessidade de ampliar essa classificação.

O diagnostico do siringoma e clinico e histológico. Não são necessários outros exames laboratoriais. Clinicamente, e em alguns casos, dever ser feito diagnostico diferencial com lesões de xantelasma e milios. No entanto, e comum a associação de lesões de siringoma, xantelasma e milios nas regiões periorbitarias.

 

TRATAMENTO SIRINGOMA:

 

O motivo para tratamento do siringoma é o estético. Raramente, ha necessidade de tratar o prurido, que pode estar presente nas formas eruptivas e localizadas na região vulvar. São indicadas modalidades terapêuticas que visam a destruição ou remoção cuidadosas e efetivas das lesões, buscando evitar recidivas e/ou cicatrizes inesteticas desnecessárias. Assim, a literatura inclui técnicas variadas, tais como: eletrocauterizacao ou eletrodissecçao, excisão cirúrgica,  aplicação de alguns tipos de laser ou de técnicas que combinam o uso do acido tricloroacético e o laser de CO2.

A literatura recente sobre o tratamento dos siringomas multiplos aborda, com maior frequencia, a utilização de diferentes modalidades de laser para a destruição das lesões.A modalidade mais citada é o laser de CO pulsado, que diminui o risco de cicatrizes, proporcionando resultados esteticos excelentes e pode ate ser realizado sem anestesia ou apenas com anestesia topica.

É citada tambem a utilização do laser de erbium e do alexandrite, que requer tatuagem previa. Tratamentos que combinam a aplicação do acido tricloroacetico 50% antes ou apos o uso do laser de CO pulsado são relatados como vantajosos.

A tecnica combinada permite reduzir o numero de passadas do laser, com menor risco de dano térmico tanto na lesão como na pele ao redor, alem de remover céulas do siringoma mais profundas, evitando cicatrizes e recidivas.

O uso do laser tem algumas vantagens, porem o custo e elevado, ha baixa disponibilidade do metodo, particularmente em instituições publicas, alem da necessidade de profissionais bem treinados, ambientes e medidas adequadas de proteção, ja que as lesões predominam nas areas perioculares, as quais limitam muito sua utilização.

 

 

bibliografia: Bagatin E, Enokiahara MY, Souza PK. Siringomas periorbitarios – Excisao com tesoura de Castroviejo. Experiencia em 38 pacientes e revisao da literatura. An Bras Dermatol. 2006;81(4):341-6.

 

 

FOTOS SIRINGOMA / IMAGENS SIRINGOMA :

Tópico: SIRINGOMA

Sirigoma

Data: 19/11/2014 | De: Ana Paula

Tenho sirigoma nas areas dos olhos e gostria de retira-los
e-mail: is.financeiro@hotmail.com

siringoma

Data: 12/11/2014 | De: elizimar a s pereira

tenho muitas bolinhas de siringoma perto dos olhos tenho 43 anos e meu alto estima esta la em baixo nao tenho condicaoes de paga o tratamento algem pode me ajudar?

Tratamento sirigoma

Data: 21/10/2014 | De: Reinaliceterapeuta@hotmail.com

Quero fone, ou email . Fico no aguardo! Obrigada

Sirigomas

Data: 26/08/2014 | De: Elizangela

Eu tinha muitos embaixo dos olhos, fiz eletrocauterização que acabaram 80%, agora vou fazer no pescoço.

Re:Sirigomas

Data: 05/09/2014 | De: Daiana

Quanto custa em média?

Re:Re:Sirigomas

Data: 06/09/2014 | De: SuAlb

Quando fiz cada aplicação custou 70 reais, (RJ)

Re:Re:Re:Sirigomas

Data: 18/10/2014 | De: Teodoro.suellen2@gmail.com

Oi boa noite, gostei do valor que vc pagou, tenho bastante e já tentei queimar com ácido, mas é um tratemto mais demorado, queria o endereço e o telefone desta clínica. Obrigada Suellen

Re:Sirigomas

Data: 09/10/2014 | De: Kdl

Onde vc fez por favor meneasse o endereço tenho eruptivo e quero remover isso de mim

Re:Sirigomas

Data: 01/11/2014 | De: cleidenice montero nartins

Remedio

Re:Sirigomas

Data: 17/11/2014 | De: Danielle

Elizangela você poderia passar o contato da onde fez o tratamento? Endereço o nome da clinica??

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário